Dados de Identificação:Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso: Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Projeto Pedagógico e Currículo
Número da Atividade: 3
Pólo: Alvorada
Prof.ªMARIA MARTHA DALPIAZ
PAULO FREIRE - Algumas palavras do nosso mestre Paulo Freire para analisar alguns aspectos sobre o ser professor, a escola, o projeto pedagógico e os papéis e espaços do professor e da escola na sociedade.
Para a Escola Cidadã que, segundo Paulo Freire, é
aquela que se assume como um centro de direitos e de deveres (...) que viabiliza a cidadania de quem está nela e de quem vem a ela (...) que se exercita na construção da cidadania de quem usa o seu espaço. Que é coerente com a liberdade, com o seu discurso formador, libertador. (...) que, brigando para ser ela mesma, luta para que os educandos-educadores também sejam eles mesmos. E, como ninguém pode ser só, é uma escola de comunidade, de companheirismo (...) de produção comum do saber e da liberdade (...) que não pode ser jamais licenciosa nem jamais autoritária. É uma escola que vive a experiência tensa da democracia (GADOTTI e ROMÃO, 1997: Quarta capa)
http://www.paulofreire.org/Biblioteca/t_pad6.html
A Leitura do Mundo educa nossos olhos a ver além das cadeiras e carteiras, educando a sensibilidade, a “curiosidade epistemológica”, as emoções, a intuição.
Nenhuma formação docente verdadeira pode fazer-se alheada, de um lado, do exercício da criticidade que implica a promoção da curiosidade ingênua à curiosidade epistemológica, e de outro, sem o reconhecimento do valor das emoções, da sensibilidade, da afetividade, da intuição ou adivinhação. Conhecer não é, de fato, adivinhar, mas tem algo que ver, de vez em quando, com adivinhar, com intuir. O importante, não resta dúvida, é não pararmos satisfeitos ao nível das intuições, mas submetê-las à análise metodicamente rigorosa de nossa curiosidade epistemológica. Não é possível também formação docente indiferente à boniteza e à decência que estar no mundo, com o mundo e com os outros, substantivamente, exige de nós. Não há prática docente verdadeira que não seja ela mesma um ensaio estético e ético (FREIRE, 1997:51).
http://www.paulofreire.org/Biblioteca/t_pad6.html
"A prática político-pedagógica dos educadores progressistas ocorre numa sociedade desafiada pela globalização da economia, pela fome, pela pobreza, pela tradicionalidade, pela modernidade e até pós-modernidade, pelo autoritarismo, pela democracia, pela violência, pela impunidade pelo cinismo, pela apatia, pela desesperança, mas também pela esperança."
Paulo Freire
http://www.paulofreire.org/Biblioteca/joselina.htm
Obs.: Essa atividade não era necessário realizar postagem, mais eu achei interessante compartilhar esse aprendizado. Porque esses pensamentos remetem um profundo pensamento perante as questões relacionadas com a identidade docente, o papel do professor e da escola na sociedade. Gostei muito de ter lido sobre a escola cidadã!! Muito interessantes essa temática!
2 comentários:
Oi glauber, andavas sumido.Senti tua falta.Hoje resolvi visitar teu blog e vi que estás a mil de novo.Mas cá prá nós: é tanta tarefa e pouco tempo disponível para fazer ,ainda mais em fechamento de trimestre nas escolas.
Quando vais aparecer no pólo? Estou com saudades. BJOS
Olá Glauber, que ótimo que já estás registrando todas as tuas produções aqui. Mas, lembra que o blog tinha, tb, a função de registro das ações e reflexões acerca do processo de aprendizagem que estás começando a desenvolver aqui no curso. Por isso, te convido a retomar e postar mais vezes sobre tuas reflexões, sucessos, dificuldades, trocas e reflexões para que possamos te apoiar. Um abração
Bea
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