domingo, 22 de outubro de 2006

ECS 5 - Max Weber I


Dados de Identificação:Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso: Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Atividade: ECS 5 Max Weber I
Pólo: Alvorada
Prof.ª Vera Corazza

Enfoque temático: Construção de concepções de humano mundo - educação: a perspectiva historicista.
tema: concepções de humano, mundo e educação na perspectiva weberiana.
A atividade da semana tem por objetivo analisar a teoria de Max Weber . Analisando a construção de concepções de humano mundo através de uma perspectiva historicista. Foi proposto a leitura: WEBER, Max. Os três tipos puros de dominação legítima. In COHN, Gabriel (org.). Sociologia. São Paulo: Ática, pg. 128-141.

Marx desenvolvendo a sua teoria com características historicistas, faz amplas criticas aos modelos definidos pelo positivismo. Garantia uma em suas pesquisas os estudos através de diversas dimensões sociais e isso favoreceram para enriquecer o seu aparato metodológico. Em sua obra Ensaios sobre Sociologia analisa as diversas dimensões da economia, da ordem social e política. Desde as “lutas de classe”, a honra estamental, a segregação étnica, privilégios de classe e as condições econômicas. Analisa a política e a características da burocracia. A Análise desses fatores constitui uma riqueza que favorece o contexto de sua obra: Os três tipos puros de dominação legítima: Dominação Legal, Dominação Carismática e a Dominação Tradicional. Essa teoria repesando pode ser muito útil aos nossos conceitos educacionais. A Dominação Legal caracterizada em virtude do estatuto e das relações humanas instituídas por normas e estatutos. Fazendo-me pensar sobre o meu cargo que exerço com professor nomeado, obedeço a estatutos e tento-me enquadrar no plano de carreira e no que diz o respeito as minhas atribuições. Para conseguir alguma reivindicação tenho realizar protocolos e aguardar de forma burocrática os resultados. Não existe uma relação direta. A Dominação Tradicional realizada pela relação patriarcal ocorre no ambiente de sala de aula tradicional , os alunos obedecem aos professores em virtude da sua dignidade própria procurando estabelecer relações éticas. Cada professor irá estabelecer um determinado tipo de dominação que poderá ser de influências por suas tendências pedagógicas e a sua filosofia de vida. Como existe hierarquia na escola também é estabelecida essa dinâmica de setores pedagógicos com os docentes e discentes. A Dominação Carismática envolve os fatores afetivos e que eu julgo importante para o desenvolvimento das habilidades, do processo de aprendizagem e da aquisição do saber. Um professor carismático consegue despertar as principais qualidades nos educandos e esse referencial de herói é levado para a história do aluno. O ideal desse professor carismático vai se ajudar nas escolhas do futuro. Apesar de ser um tipo de dominação esse fundamento promove a legitimidade democrática. Esses três tipos de dominação envolvem hierarquias e como Weber fez um amplo estudo de política e sociedade ele pode ser interpretado sobre as mais diferentes esferas inclusive na dimensão educacional das obras de weber.

5 comentários:

Roseane Machado da Silveira disse...

Olá Glauber!!
Achei as suas colocações muito boas frente aos tipos de dominação, principalmente por ter colocado como exemplos destas coisas da nossa vivência profissional.
Parabéns e abraços.

Alexandra disse...

Oi Glauber,concordo com tuas colocações,a vida hora nos dá a chance de dominar e de ser dominado.Foi bom ler o texto e refletir sobre o que no dia a dia nos passa despercebido.

Ana Lucia Alves disse...

Glauber, concordo com tuas palavras. Nossa vida é assim - dominados e dominadores - desde os primórdios. Beijoca!

Marlene disse...

Oi Glauber!!
Gostei muito das tuas colocações, pois realmente estes tipos de dominação estão presentes no nosso dia a dia e gostaria que a relação professor/aluno fosse mais caracterizada pela dominação carismática do que pela tradicional, pois assim poderíamos criar uma relação de cumplicidade que ajudaria no desenvolvimento da aprendizagem.
Beijos, Marlene

sandra disse...

Oi Glauber! Gostei muito do seu trabalho, principalmente pelos exemplos citados. Concordo com as tuas colocações. Infelizmente vivemos num mundo de dominados e dominadores. Beijos! Sandra.