segunda-feira, 2 de outubro de 2006

Atividade 1 - ECS , EPPP e Curriculo

OI Colegas!
Eu sou o Professor Glauber Henrique de Moraes. Me formei em 2001, no curso de magistério do Instituto Estadual de Educação Princesa Isabel em Cachoeirinha-RS. Quando estava realizando o meu estágio estava ao mesmo tempo iniciando a minha faculdade de Geografia na Universidade Luterana do Brasil em Canoas na qual me formei em agosto de 2004. Antes de entrar no curso de Pedagogia-EAD estava cursando o curso de Bacharelado em Geografia na UFRGS no qual ingressei via extravestibular. Hoje optei por estar estudando Pedagogia por ser a área que me deixa mais satisfeito no ambiente de trabalho. Eu moro em Porto Alegre no bairro Cristo Redentor, nunca podeiria imaginar em morar numa área central e movimentada. Atualmente estou trabalhando nas áreas em que eu estudei e lutei! Sou contratado pelo Estado e leciono em Cachoeirinha nas disciplinas de Humanas(Geografia, História e Filosofia da Educação). Trabalhar na escola que me habilitou profissional de magistério séries iniciais, é uma satisfação muito grande. O meu maior presente foi esse ano a nomeação para séries iniciais e hoje tenho a minha turma de primeira série, no munícipio de Viamão.
A minha história é realizada por grandes momentos! Sou Curitibano e morei na capital do Paraná até os meus 12anos, quando a minha vó materna faleceu e o meu pai se separou da mãe e tive que me mudar com a mãe para Joinville-SC. Longe dos meus irmãos e do meu pai e tinha uma luta muito grande para me manter na escola já que a minha mãe não valorizava tanto o estudar porque havia parado na sétima série eu estando na sexta enfrentava dificuldades e não tinha auxílio de ninguém para realizar as tarefas, passei com sacrífio para a sétima série e minha mãe não podendo me ajudar começou a me incentivar a ensinar ela a aprender essas novas matérias eu chegava em casa correndo para ensinar a ela, que tinha inclusive caderno para estudar comigo. Foi muito importante esse ensinar para ela, porque me ensinava assim a minha futura profissão e eu já me imaginava na sala de aula dando aula. Enfretava problemas por morar na franja urbana (limite entre uma zona rural e urbana, carente de infra-estrutura urbana), quase nunca tinha dinheiro para a passagem de ônibus e geralmente tinha que suar a pé ou de bicicleta para ir para a escola. A minha mãe sofre problemas mentais e numa das suas crises eu ficava muito triste porque ela não queria mais o meu auxílio e eu me sentia novamente desmotivado, seja pela distância, pelo clima chuvoso que embarrava a rua e pela falta de dinheiro. Estava quase abandonando os estudos quando o meu pai me visita, veio do RS e estava de passagem, sentiu a minha tristeza e a minha falta de motivação encorajado ele me fez o convite que a duras penas tive que aceitar, pensando no futuro..... esse foi o dia mais díficil da minha vida, deixei a minha mãe! Nesse instante esteve fortalecido o laço de quere vencer, estudar e dar o melhor para conseguir retirar a minha mãe dessa situação. Sempre pensando nesses momentos da minha vida procurei estudar para alcançar os meus objetivos. O que se destacava também era o querer ser professor. Após 10anos de estudos, a casa da minha mãe está a venda em Joinville e eu e o meu irmão estamos planejando a chegada dela ao RS.

Hoje vivencio o ser professor estou formado e trabalhando muita mais do que acreditava conseguir. O ser professor não é apenas o mero profissional que transmite conteúdos e hoje penso que preciso dar forças aos meus alunos assim como a minha mãe sempre me dava o auxílio! O AFETIVO é muito importante! Eu tenho ousadia em querer demonstrar aos meus alunos a realidade e que é necessário vencer e crescer com amor ao próximo. Tenho medo de estar sendo afetivo demais, às vezes as colegas falam que eu não preciso demonstrar o que sinto e que devo passar os conteúdos e sair da sala de aula. Bom eu não consigo permanecer sentando na mesa do professor eu tenho que circular, conversar, e saber do que eles pensam. Eu tenho que ter esse contato. Estou aprendendo a cada dia e que as reclamações são parte do processo construtivo da minha ideologia pedagógica. Dos tempos de estudo, com os tempos atuais eu já mudei bastante as minhas teorias e infelizmente no ambiente escolar o meu eu profissional acaba se contaminado com a podridão pedagógica de alguns profissionais. O importante que estou estudando e revendo os meus conceitos e tenho certeza que a cada aula eu irei refletir sobre a prática. Tenho muito medo de não conseguir alfabetizar todos os meus alunos, de reprovar e aprovar alunos sem critérios, de não envolver os meus alunos no processo de ensino.
Quero aprender e dialogar mais sobre alfabetização, sobre afeto na educação, sobre as relações humanas na escola, ética profissional e sociedade.

Estou muito feliz... em estar fazendo esse relato! E como foi importante fazer desse "desabafo" estava precisando retormar as minhas idéias e tenho certeza que estou retomando as minhas idéias... imaginando como amanhã o meu primeiro dia de trabalho! Cheio de sonhos e perspectivas para o futuro! Ser professor é isso.... é ter perspectiva para um futuro cheio de inovações... não de regressos.

GLAUBER HENRIQUE DE MORAES!!!

6 comentários:

fe_hoffmann disse...

Olá Glauber! Teu relato foi bastante profundo e me sinto honrada de ter podido ler sobre fatos tão significativos. Também passei a infância (até meus 14 anos) em Curitiba/PR e as mudanças sejam elas desejadas, planejadas ou não, sempre precisam ser "administradas". Entretanto, elas acabam nos ensinando a não temer tanto, a ousar mais e desejar outras mudanças. Que este curso possa estar sempre te desafiando e incentivando ao ensino-aprendizado. Abraços Fernanda - Tutora PEAD, Porto Alegre.

Iliana disse...

Oi colega ! Passei no teu blog e fiquei emocionada com o teu relato. Nunca deixa de fazer o que manda o teu coração,mesmo que receba muitas criticas, pois o que vale é o que deixamos para os nossos alunos o sentimento de carinho,afeto, respeito, aquele abraço que muitos gostariam de receber em casa e por vários motivos não tem .Fiz o tema de casa.
Um abraço!!!
Iliana.

Alexandra disse...

Glauber desde o 1ºdia que te conheci percebi que és um ser especial.Sempre que dedicamos momentos de ouvir nossos alunos despertamos o lado mais deixado de lado no magistério,o humano.Fecha teus ouvidos e coração para esses comentários teus alunos precisam de ti e eles são mais importantes.Beijocas

Beatriz disse...

Oi Glauber, teu relato é a confirmação de que não há obstáculos que a gente, com energia , não vença. Vejo que ser professor e trabalhar na escola te realiza. Por isso, estou estranhando que não apresentastes ainda a tua escola! O que estás esperando?
Um abraço
Bea

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Glauber!!!
Posso te dizer que muito me emocionou teu relato...És uma pessoa de garra e perseverança!!!
Com certeza cresceu muito com esta tua caminhada e ainda tem muito a viver!!
Me sinto privilegiada em poder participar desta nova caminhada...
Apareça no pólo!
Abraços e Feliz Dia dos Profes!!!!

Inês Cristina disse...

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!! UM ABRAÇÃO!!! INÊS CRISTINA