domingo, 29 de outubro de 2006

ECS 6 Max Weber II

Dados de Identificação:Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso: Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Atividade: ECS 6 Max Weber I
Pólo: Alvorada
Prof.ª Vera Corazza

  • ser/estar x papéis
  • poder/hierarquia

A relação mais vísivel no ambiente escolar está relacionado pela hieraquia existente: Direção - Professores - Funcionários e Alunos. Que constitui a relação social predominante no ambiente escolar.

Nas escolas que trabalho a relação existente entre as diferentes hierarquias são estabelecidas pelas principais diretrizes e postura dos diretores que podem ou não criar um ambiente democrático. Quando o ambiente é democrático no caso na escola que trabalho e de menor porte apresenta uma sintonia e um ótimo relacionamento entre todas as pessoas da escola, inclusive com a comunidade que apresenta boa aceitação das atividades propostas pela escola. Já na outra escola, grande e com uma hierarquia bastante rígida as relação não são tão afetuosas e a estrutura do poder é bem marcada, sem visar o aspecto humano dos professores que quando realizam um bom trabalho não são considerados e quando realizam alguma falha são bem criticados, nesse aspecto a relação deveria melhorar, mas no fator organizacional a escola apresenta grande evolução. Quanto a essa situação podemos observar que o fator burocrático da escola evidencia uma evolução no ambiente organizacional da escola promovendo reformas e adquirindo melhorias para o ambiente escolar.

Quanto aos papéis o papel do professor na escola é bastante importante para os alunos, porque trabalha com a formulação de diversas concepções e estabelece melhores relações com as diferentes esferas sociais. O diretor também exercer influência no papel que irá modelar a instituição de ensino. A sala de aula é caracterizada pelos professor e alunos e a escola é caracterizada pelo diretor e também pelo seu corpo de funcionários/professores e alunos. Tem que pense que a escola em si resulta apenas da postura do diretor e a sala de aula da postura do professor. Eu acredito que a sala de aula e escola são produtos das relações que se estabelecem na escola.

6 comentários:

Tatiana Gomes disse...

OI...QUE BOM VER TEU BLOG ASSIM CHEIO DE VIDA!!
PARABÉNS!!! Está com tudo em dia...
Gostei muito da tua postagem do Weber II, pois escreveu baseando-se nas mesmas idéias que eu coloquei, as hierarquias da escola, os papéis de cada uma dessas hierarquias.
bjs.. até me visite...

Marlene Roloff disse...

Glauber,você colocou bem o exemplo de dominantes e dominados. Sempre pensamos que um dia mudará , na minha escola às vezes a democracia também é esquecida, mas vamos continuar lutando para mudar esse quadro.Parabéns o teu blog está muito legal!
Marlene - São Leopoldo

Vera disse...

Parabéns pela tua atividade. Agora divulgue a tua imagem para ECS 8, já te enviei, e encontre o teu grupo depois divulgue. abraço, Vera

Suzan Pereira David disse...

Querido colega.
Você soube exemplificar as relações ser/estar e poder/hierarquia. Nossa classe não é muita valorizada, mas isto não nos impede de sempre fazer o melhor. Parabéns pelo seu blog, ele é espetacular. Um abraço e um convite para visitar meu blog.Suzan.

Magali Borne disse...

Olá Glauber, sou do Polo de São Leopoldo e me identifiquei muito com as tuas situações e relacionamentos, pois foram muito parecidas com as minhas, afinal, somos professoras e passamos praticamente pelas mesmas coisas. Parabens pelo teu trabalho. Venha olhar também o meu blog, sou a Magali Borne.

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado