domingo, 15 de outubro de 2006

Atividade 2- ECS - A Educação na Rede/Projetos

Dados de Identificação:Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso: Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Número da Atividade: 2
Pólo: Alvorada
Prof.ª Vera Corazza

Tema da atividade: a educação na rede/ projetos (esta atividade tem como objetivo ir pensando projetos)

Obsevando os sítios e os blogs que mais tive afinidade com os temas e até pela construção do site e feito os seguintes comentários:

  1. Tridisciplina - http://www.ufrgs.br/tramse/tridi/ (blog de disciplina)

Esse blog da disciplina de Sociologia da Educação I e História da Educação no Brasil, que trabalha de forma interdisciplinar, promove nos últimos posts uma análise sobre o cultura africana. Como sou professor de História e Geografia realizei anotações muito interesses sobre essa temática que envolve a questão da cultura afro, da questão da segregação racial e a migração forçada da África para a Ámerica. Muito interessente a periodização apresentada em alguns post acerca das regiões africanas que eram utilizadas para fornecer escravos as outras regiões do mundo. Esse fato caracteriza as diferentes culturas afros que permeavam os novos territórios que chegavam. Os grupos que chegavam ao Brasil formado por Bantus e Sudaneses se concentraram em diferentes regiões brasileiras. Que gosta do tema eu sugiro essa passada a esse blog! Fantástico! Adorei!

2. Gutierrez/su - http://www.gutierrez.pro.br/ (blog de professor)

Quanta garra e força em professora! Gostei bastante das colocações que me serviram como incentivo! Adorei as imagens! Os textos e as colocações! Suzana Gutierrez é professora do Polo de São Leopoldo - turma D.

3. Vamos blogar? - http://vamosblogarbr.blogspot.com/ (blog educacional colaborativo)

Existe várias temáticas nesse blog que são facilmente acessadas. Vejo que é um espaço com diversas colaborações de diversos temas.

4.[zaptlogs] - http://planeta.terra.com.br/educacao/Gutierrez/blogs/zapt/ (blog de projeto)

Abaixo note qual foi a minha impressão perante ao blog, quando li tive essa reação... e postei o seguinte comentário no blog, note:

Fico impressionado como as pesquisas surgem, e estou a cada dia sendo motivado a mudar os meus paradigmas sobre a educação. Agora me sinto muito mais confiante em usar tecnologias em sala de aula, vejo que não é preciso aquele professor com formação específica em informática. Eu posso contribuir para a formação das redes. Isso me deixa seguro quanto ao meu desenvolvimento profissional. Com pessoas experientes me guiando nessa trajetória eu posso chegar a grandes vitórias! Obrigado por estar contribuindo para o meu aperfeiçoamento profissional! O blog me deixa tranquilo quanto aos meus medos perantes o uso da tecnologia no ambiente de ensino. Obrigado! Glauber - Professor de Geografia e estudante de Pedagogia-EAD da UFRGS concentro os meus estudos no polo de Alvorada!

5. Relatos de Experiências - http://quemfaz.blogspot.com/ (blog que relata experiências e projetos na Área da educação)

Gostei do blog, faz a gente ficar motivado a utilizar diversos projetos durante o ano, às vezes estamos sem idéias ou com dúvidas, nesse blog podemos observar experiências de colegas que foram aplicadas e exploradas. Quem sabe a gente não é o próximo a realizar um post?

6. Proa Virtual RS - http://proavirtualrs.pbwiki.com/ (wiki de um curso de especialização ead)

Esse representa uma tecnologia que nós alunos do curso de Pedagogia-EAD da UFRGS estamos aprendendo a dominar. Claro que a funcionalidade do wiki perante o blog apresente diferenças na forma de realizar os post, sendo o blog a ferramenta que seria mais acessível e simples da gente utilizar. Quando estamos formulando uma nova página no wiki temos que pensar e saber alguns comando que no blog fazemos rapidinho no wiki temos que pensar na comando. Durante o semestre estamos realizando publicações também no wiki e isso nos deixa tranquilizados porque estamos realizando diversas aprendizagens que irão contribuir bastante para o nosso futuro profissinal.

Cada blog apresenta uma particularidade e apresentam-se para facilitar os conhecimentos.

Durante os meus estudos posso observar que quase nada sabia sobre blog e que essa é uma tecnologia que integra comunicação e informação e que sua aplicabilidade vem conquistando os espaços educacionais. Mais ainda vejo que estou reformulando os meus conceitos e minhas habilidades.

Como estamos estudando de forma interdisciplinar avalio essa proposta como sendo semelhante como havia mesmo comentado na semana o trabalho da semana 2 da disciplina de Tecnologias, que visa analisar as funcionalidades e potencialidades desse recurso.

Um comentário:

Rosane Beltrão disse...

Oi Glauber! Ainda não tinha visitado o teu blog, adorei a forma como relatas as tuas atividades e está muito bem organizado. Um abraço e bom feriadão!!!!!!!!!!!