domingo, 15 de outubro de 2006

Atividade 3 - Émile Durkheim

Dados de Identificação:Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso: Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Número da Atividade: 3
Pólo: Alvorada
Prof.ª Vera Corazza

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim posiciona-se de forma mais restrita ao que diz Stuart Mill, que idealiza fatos inter diversos. Essa característica influência no seu conceito de educação que principalmente analisa as relações sociais.

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Durkheim remete a dois grandes pensadores as definições, sobre educação, apontando no contexto o ponto fraco que incorrem as terias. Segundo Kant “o fim da educação é desenvolver em cada indíviduo toda a perfeição de que ele seja capaz”. O ponto fraco dessa teoria relaciona-se com a questão das diferenças pessoais, gêneros e habilidades que não conseguem desenvolver em um mesmo ritmo de desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas. E segundo James Mill a educação teria por objeto “ fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes” essa questão indetermina a finalidade da educação, quebrando valores e ficando ao livre arbítrio. Esses questionamentos de Durkheim contribui para o novo conceito de educação.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Analisando o estudo observa-se que Durkheim menciona que “a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes”. Sendo esse aspecto o fator que vai definir o seu conceito de educação que de acordo com o estudo versa sobre os fatos da sociedade e do desenvolvimento das práticas educativas durante os períodos históricos. Este estudo contribui para fortalecer o conceito de educação sob uma perspectiva histórica, social e focalizado no desenvolvimento das práticas pedagógicas sobre os diversos aspectos: morais, intelectuais e físicos.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
De acordo com Durkheim os fatos que levam a sociedade fazer do homem certo ideal tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral vem de acordo com as características das escolas antigas que tinham como ideal a educação universal que trabalhava para conduzir o indivíduo a subordinação e coletividade. Por isso que os estudos de Durkheim fazem essa retomada aos estudos históricos “os ensinamentos da história podem servir, quanto muito, para que não pratiquemos os mesmos erros”.

5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Segundo o autor , a função “ideal” a ser realizada deve ser caracterizada pelo desenvolvimento das habilidades e valores morais, intelectuais e físico respeitando o seu meio e o seu tempo. Esse conceito se caracteriza por uma quebra na função de homogeneizar da sociedade e remete ao respeito das diferenças individuais. Caracterizando uma função ideal e que consiga desenvolver uma sociedade pluricultural.

6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?
Podemos concluir que Durkheim define a educação como sendo a principal função que os adultos devem realizar com as crianças, transmitindo valores e potencializando o seu desenvolvimento físico, intelectual e moral. Essa educação deve ser respeitada os regimes sociais estabelecidos pelo comportamento e pela diversidade política e econômica.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes? O autor explica da seguinte forma: “Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana. Sem dúvida, o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço. O poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem”. A sociedade é reflexo dos indivíduos que como podemos observar realizam a própria diferenciação social que com o capitalismo e a globalização criam verdadeiros contrastes sociais. Essa oposição sociedade e indivíduo relaciona-se também com a própria formação da concepção de homem que busca caminhos para o progresso e para o aperfeiçoamento. “O poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem.”
* DURKHEIN, Émile. Educação e sociologia.4 ed. trad. Lourenço Filho, São Paulo: EdiçõesMelhoramentos, 1955, p. 25-56.

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