quarta-feira, 30 de abril de 2008

Semana da Educação


Semana de Educação para Todos : “Educação como um Direito Humano”

Elaborada para transmitir um sentimento na sociedade mundial sobre objetivos da educação e metas.
Durante essa semana nós educadores devemos refletir e comemorar as conquistas adquiridas. Nosso pensamento é melhorar a qualidade de ensino para assim reduzir as disparidades existentes.
Ser Pedagogo é pensar no ensino, é sonhar por uma melhor qualidade de vida para nossas gerações futuras e que essas possam evoluir de forma igualitária e humana.

Analisando postagens, verificando mudanças!


Esse ano posso dizer que não estou da mal com o meu blog, aliás ele está totalmente reformulado e com conteúdos que eu sempre almejei em colocar em um site.

Vendo o número de postagens do ano passado para esse, em menos de 05 meses eu já realizei mais postagens do que o ano de 2007 inteiro, percebe-se o envolvimento e a minha paixão por blogar. Fico horas ouvindo a irádio, rádio que coloquei no meu blog e que me incentiva demais a ficar conectando tanto tempo com o blog.
Vejo que o objetivo do mural de recados está conseguindo atingir as metas, e assim estou conseguindo divulgar conhecimento e até auxiliar pesquisadores e estudantes a elaborarem os seus trabalhos.

Para resumir... está bombandu!!!!!!!!!!! YES!!!!!!!!!

terça-feira, 29 de abril de 2008

As regiões brasileiras

A regionalização do Brasil
Para se chegar ao conceito de região o professor pode brincar com os alunos de regionalizar a escola, de regionalizar a sala de aula, enfim de formular as hipóteses com os alunos na construção desse conceito.

Regionalizar o espaço geográfico é dividi-lo em regiões, levando em conta as diferenças paisagísticas e a organização sócio-econômica das diversas áreas. É possível regionalizar espaços geográficos grandes ou pequenos. Pode-se regionalizar um bairro, dividindo-o em áreas residenciais, industriais, e comerciais. Pode-se também dividir o mundo inteiro, identificando, por exemplo, regiões desenvolvidas e subdesenvolvidas.

Compreendendo o conceito é possivel apresentar a turma as diferentes regiões do Brasil, resaltando de forma geral as características físicas, econômicas e populacionais de cada região para salientar o processo de regionalização.


As regiões brasileiras segundo o IBGE

O Brasil é um país com dimensões continentais, por isso existe inserida no território uma grande variedade de características, seja em paisagens naturais ou mesmo cultural. Com isso o processo de divisão do território em regiões evidencia as disparidades existentes.

As cinco regiões do Brasil

O processo de regionalização do Brasil teve início em 1940, no qual o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou a primeira proposta, nela constava um foco restrito às análises a respeito das características físicas (naturais).

A partir desse momento foram muitas as mudanças ocorridas no espaço geográfico brasileiro, proporcionadas pelo desenvolvimento do processo de urbanização, incremento da agricultura e industrialização.

Esses foram determinantes para alterar de forma significativa o espaço geográfico do Brasil, então o IBGE percebendo tais mudanças buscou realizar uma regionalização a partir de outros aspectos, como os sociais e econômicos. Hoje o IBGE considera cinco regiões: Região Sudeste, Região Centro-Oeste, Região Sul, Região Nordeste e Região Norte.

Regiões Geoeconômicas





Número 1 Amazônia
2 Centro-Sul
3 Nordeste

Outra divisão estabelecida pelo IBGE são os complexos regionais que levam em conta os aspectos conforme o processo de formação histórica e econômica. Essa regionalização se dá a partir de regiões geoeconômicas, são elas: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

Na divisão de regiões geoeconômicas os limites de fronteiras entre estados são desprezados.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Além desses textos apresentando pela equipe do Brasil Escola, podemos analisar a divisão do IBGE e a divisão das regiões geoeconômicas do Brasil.

Não devemos esquecer a divisão regional proposta pelo geógrafo brasileiro Milton Santos em seu livro: O Brasil: Território e Sociedade no Início do Século XXI, que propõe a divisão territorial do Brasil do Brasil em quatro regiões: norte, nordeste, centro-oeste e região concentrada. Podemos verificar nas pesquisas de Milton Santos a concentração econômica e urbano-industrial brasileira no Sul e Sudeste, configurando um processo de nova regionalização.

Operações matemáticas: dicas de sites

Estive percorrendo a internet para fazer algumas buscas e estou socializando alguns resultados que auxiliam no nosso trabalho:

*http://web.educom.pt/pr1305/mat_operacao.htm

Nesse site português, podemos ver dicas de cálculos e métodos operativos.
É muito interessante! Assista aos vídeos do youtube e anote as dicas que vale a pena!

*http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2002/icm204/new_page_8.htm
Dicas básicas de iniciação a multiplicação e divisão

*http://colegioweb.uol.com.br/matematica-infantil
Matemática infantil, site com várias sugestões para todas as séries dos anos iniciais do ensino fundamental, muito bom apresenta diversos temas trabalhados em sala de aula, mas não acrescenta materiais concentros e nem atividade lúdicas e jogos no ensino de matemática, para quem tem dúvidas em conteúdos: operações, tabuada, mmc, mdc, frações, etc.

Avaliação Mediadora


Estou realizando a leitura do livro - Avaliação Mediadora - Jussara Hoffman.
Aqui todas as nossas dúvidas sobre os modelos de avaliações contemporâneas serão debatidas e apresentadas em forma de sugestões e subsídios aos professores que realmente querem avaliar, não medindo o conhecimento e classificando alunos. Na avaliação mediadora o aluno acompanha todo o processo avaliativo, realiza trocas entre colegas, é uma avaliação que contempla nossos atuais desejos sobre a avaliação.
Avaliação sempre gera muito debate e questionamentos! Então poder defender idéias e novas concepções pedagógicas é necessário estudar todas as teorias e apresentar novas propostas. É isso que estamos realizando no curso de pedagogia.

Entrevista da revista Nova Escola com a consultora Jussara Hoffman sobre a avaliação.

*Essa leitura faz parte integrante das reuniões pedagógicas da Escola Municipal Paulo Freire, que tem o seu sistema de ensino por ciclos, durante alguns encontros das reuniões pedagógicas debatemos e estudamos sobre os autores. Para mim está sendo bem-vinda essa proposta de reunião, assim aprendo cada vez mais e fico com novas idéias e pensamentos, ao invés de pegar manias no ambiente de trabalho, fico me reciclando e aprendendo!

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Viagem do conhecimento


Hoje realizei a inscrição da E. M. E. F. PROFª Alice de Carvalho na Olimpíada de Geografia - Viagem do conhecimento - o Desafio National Geographic. Onde participam os alunos da 8ªsérie e 1ªano do Ensino Médio.
Vai ser um desafio e tanto!!
O legal é que o site tras subsídios super imporantantes para professores de geografia com temas atuais e interessantes!
Vale a pena aceitar esse desafio!!!

domingo, 27 de abril de 2008

Saudando as visitas do Japão, Chile, EUA, França, Bélgica, Holanda, Portugal, Espanha, Inglaterra, Angola e Moçambique.

Essa semana foi registrada a primeira visita do oriente em meu blog!
Visitação do Japão, da área da grande Tóquio!
Conforme as estatísticas do mapas de acessos, que foi colocado no início de feveireiro, isso confirma o sucesso e funcionalidade do blog em despontar todas as previsões e aparecer visitas de vários locais do mundo. A todas as visitas um imenso obrigado.
Aproveitando a oportunidade informoo que estou aberto a fazer intercâmbios de conhecimento aqui pelo blog, demonstrando as minhas vivências e o meu conhecimentos sobre a educação e a geografia. Quanto mais visitas do exterior mais fica crescente a minha vontade em divulgar conhecimento aqui pelo blog!!! Obrigado a todas as visitas, não deixem de registrar comentários e dúvidas, pois estou disponível a oferecer acessoria pedagógica no que for me competir!!!
Abraços!!! Continuarei blogando muito mais feliz agora!!!

terça-feira, 22 de abril de 2008

Alfabetização cartográfica!


Você sabe o que é alfabetização cartográfica...
Em breve relato resultados dessa minha pesquisa!!!

Já dei algumas pistas quando falava sobre representação cartográfica!!

FELIZ..


Estou muito feliz em estar com todas as atividades em dia, estou adiantado!
Não estou me cansado e não tenho que ficar falando e dando explicações porque não conseguia fazer tal atividade.
A dica e abrir a atividade no dia, logo realizar os estudos e se organizar. Se tem que realizar atividades com alunos na mesma hora já penso em algo que já se foi trabalhado algum tema relacionado com o assunto a ser desenvolvido.
Continuo trabalhando as 60hs e estou me dedicando em todas as atividades.
Me sinto feliz por estar passando e eu conseguindo manter o mesmo ritmo de trabalho!!
Essa é uma das minhas metas no plano individual de estudo, manter o ritmo e o pique sempre!!!

sábado, 19 de abril de 2008

Povos Indígenas do Rio Grande do Sul

Realizamos o estudo dos povos indígenas no Rio Grande do Sul
Descobrindo os principais grupos e a localização dos grupos indígenas, hábitos e costumes e os indígenas na atualidade.

O que você sabe sobre os povos indígenas? Faça o quiz e fique sabendo sobre os seus conhecimentos!

Eles ocuparam o território brasileiro muito antes do Descobrimento. Cinco séculos depois, os direitos dos indígenas à terra ainda gera violência. Dia 19 de abril é Dia do Índio. Você sabe onde estão e como vivem os índios?
QUIZ

Desvendando a história....


















Na aula de história, com o 5ºano do ensino fundamental, realizamos a descoberta e a desconstrução de vários conceitos que os livros didáticos apresentam. Por exemplo de descoberta da América e do Brasil.
Nas aulas de história sempre explico para os alunos que haviam povos indígenas que já habitavam o terriório.
Nas aulas sobre as eras das navegações os alunos visualizaram em mapas da época as áreas que já eram conhecidas e as áreas que foram descobertas. Assim aprenderam na forma de pesquisa e debate, o papel de cada navegador e explorador durante esse período.
É importante a gente fazer cada aluno evoluir nessa evolução conceital, aprendendo de forma correta os fatos. Não me importo com datas, mas com a construção, os fatos, as consequências que esses fatos geram nas nossas vidas. Essa é o objetivo fundamental da história. Esses processos nos fazem refletir sobre a ocupação dos territórios e dos principais impactos que o colonizador explorador gerou no território.
Essas aulas sobre as eras das navegações ocorreram no início de abril para avançar os conteúdos juntamente com o estudo dos povos indígenas.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Desenhos_ciências. Pesquisando os saberes

Realizei com os alunos a mesma atividade que realizamos no encontro presencial de Ciências. Foi super interessante fazer. Os resultados foram muito além do esperado.
Em grupo discutiram os desenhos que foram semelhantes e as dificuldades que foram encontrado. Grande parte dos alunos, uns 96% da turma não conheciam a célula. E essa célula, que alguns liam celular... gerou a curiosidade e será a próxima aula de ciências.

Veja na integra os desenhos e acompanhe as legendas que apresentam os resultados do trabalho!!!

sábado, 12 de abril de 2008

Representação cartográfica nas séries iniciais

Uma dos principais objetivos das séries iniciais, também é iniciar a alfabetização cartográfica.
Muito citada no meio acadêmico do curso de Geografia e Pedagogia, ela inicia nos alunos as primeiras noções de localização e representação por símbolos. Além de contribuir para o reconhecimento do local e da sua localização perante o mundo. O aluno saindo do egocentrismo e do antropocentrismo constrói essa visão que tem sobre o lugar que mora e aquele que ele visualiza em suas vivências, seja nos trajetos que ele realiza, nos passeios de fim de semana e viajens e nas informações que capta da televisão. Um dos resultados de pesquisa evidência que alunos de rede pública que realizam seus trajetos de ônibus ou a pé, conseguem criar e representar um mundo mais real do que aquele aluno da rede particular, que só anda de carro e não vivencia o espaço.

Aproveitando essa temática está sendo construído com os alunos maquetes históricas e maquetes da cidade, para trabalhar com conceitos da geometria e da representação do espaço geográfico e da historicidade.

sábado, 5 de abril de 2008

Pesquisa de opinião e o uso de gráficos

Como estamos realizando o estudo das paisagens da cidade e do estado.
Foi proposto uma pesquisa de opinião para saber qual é o lugar que cada aluno gostaria de conhecer no Rio Grande do Sul.
Cada aluno escreve o lugar que tem desejo de conhecer, um participante recolhe os votos e outros três ficam responsáveis para abrir os votos e realizar a contagem.
Uma participante abre o voto, outro lê o voto e outro registra a quantificação do voto.
Assim surgem dados numéricos que serão representados no gráfico.
Cada aluno elabora o seu gráfico com base nos dados coletados.
Antes da pesquisa haviamos estudado em aulas anteriores o uso e importância dos gráficos.
Essa aula se caracteriza como uma aula prática no estudo de gráficos simples.
Foi super interessante essa proposta!


Tive ótimos resultados!!!




Agora é a sua vez de desafiar a sua turma!!!!

O Estudo das paisagens do bairro e do estado.

Nas aulas de Estudos Sociais, no contexto geográfico, estamos desenvolvendo o estudo das paisagens, lugar e espaço geográfico. As paisagens do bairro, Rio GRande do Sul e os lugares que gostariamos de conhecer.

Realizamos um estudo das paisagens ao redor da escola.
A atividade foi realizada em pequenos grupos para que eu pudesse analisar de forma detalha do nível de conhecimento da cada aluno.

Foi super interessante fazer esse trabalho.
Saímos da sala de aula e avistamos as belas paisagens que temos ao redor da escola.

Tinha elaborado um pequeno percurso na escola:
1ºmostrando a paisagem do bairro:
Na paisagem que estava a nossa frente, questionava os meus alunos quanto as questões que eram visíveis e que eles poderiam relatar do que estavam vendo e sentindo. Nesse primeiro momento a participação foi satisfatória relataram que existem casas, morros, arvóres. Mas eu questionava os alunos e perguntava os detalhes... como eram as casas? quem mora nessas casas? todos conseguem ter uma boa qualidade de vida? como é a comunidade? a infra-estrutura do bairro? Assim muitos deram exemplos do que aconteceu na nossa saída de campo ao bairro, fiquei muito feliz porque foi significativa a experiência e que já surgiram resultados. Foi interessante que uma aluna acrescentou e se questionou: Existem paisagens do passado professor? Apontei para ela uma casa que havia sido de propriedade dos primeiros moradores da São Lucas, parentes da Baronesa de São Lucas. Me lembro que no ano passado e uma professora fomos coletar dados sobre essa história, que foi escrita no livro raízes de Viamão. E a aluno lembra da história e fala que já havia estudado isso com a professora que havia realizado essa pesquisa. Bem interessante isso... as paisagens então concluo para a aluno que depende do tempo histórico, e que no passado esse bairro não passava de uma grande propriedade e que aqui era tudo área verde dessa propriedade.
2ºMais ao fundo dessa paisagem do nosso bairro, surgia lá no horizonte características de um outro bairro da cidade, o bairro Viamopólis. Primeiro pergunto se eles sabem qual é o nome do daquele bairro??? Surgem muitas dúvidas e para minha surpresa somente um ou dois alunos lembravam o nome do bairro. Apresento a eles o bairro Viamopólis e que está muito próximo ao nosso bairro, praticamente um vizinho. Muitos falavam para mim que não era Viamopólis e sim Viamão... bah faltava muito conhecimento do lugares para as crianças, e necessário novas ações e uma saída de campo mais ampla para essas crianças. Realizamos algumas comparações da paisagem do bairro São Lucas com Viamopólis, eles observaram que em Viamópolis tinha alguns prédios e que ficava em um lugar mais alto que a Vila São Lucas. Eu falei para eles que lá da faixa dá para enchegar a escola... é muito interessante analisar a escola e o bairro São Lucas lá daquele ponto!
3ºConseguimos avistar no horizonte o bairro Santa Isabel. Poucos alunos novamente tem noção que lá trata-se do bairro Santa Isabel e que faz parte de Viamão. Localizo um dos prédio de Santa Isabel e falo que lá é o Cinema de Viamão, assim aparecem mais relatos de crianças que já tiveram naquele bairro.
4ºPergunto para eles se eles sabem o nome do condomínio que tem praticamente do lado do bairro. Muitos não conseguem responder, aponto as casas e pergunto novamente... alguém sabe o nome daquele bairro ali... surge uma resposta... Cantegril... assim surge descrições que lá moram ricos e pessoas com caros caros e que estudam em escolas particulares. Interessante que surge a pergunta e aonde fica Viamão (centro), mostro o sentido e falo que fica a leste. Ae temos brevemente uma aula de orientação geográfica.

A aula resultou em representações pelos alunos em forma de desenho do bairro.
E também do trajeto que eles percorrem da casa até a escola.

Assim que debatemos as ideias de cada um localizamos o munícipio no mapa do Rio Grande do Sul, e com auxílio do livro didático e do rádio estudamos a música "Percorrendo o Rio Grande do Sul" de Gildo de Freitas. Cantamos a música e os alunos foram destacando as cidades e eu localizava no mapa e falava brevemente sobre cada cidade. Foi bem interessante!



Os resultados dos trabalhos logo irei postar... falta só digitalizar essas produções da semana!

O ensino da arte e da história nas séries inicias - minha prática de ensino com o 5ºano do ensino fundamental!

Realizamos o estudo de uma obra de arte.
Cada aluno analisou a obra: nomearam a obra, observaram a indumentária e os traços fisionômicos do personagem.

Surgiram várias nomenclaturas para a obra de arte: o gaúcho, o soldado, o major, o barbudo, o velho, o senhor sério. Foi unanime que o personagem era uma pessoa do tempo passado, mas era muito difícil tentar acertar o tempo muitos falaram início do século - mas agora estamos no início do século!! E surge uma aluno que fala que era no século XV!!! Analisando as expressões faciais foram surgindo idéias que ele estava preocupado, que estava sério por se tratar de um retrato, e que estava pensando. Apressiando a obra de arte foi possível observar cores, estilo e muitos acharam perfeita a pintura.

Para finalizar foi explicado o nome original da obra, o autor e o tempo em que foi feita a obra.

Para ilustrar a aprendizagem e realizar a sua leitura da obra de arte, foi proposto que cada aluno realiza-se o seu auto-retrato no tempo histórico que se desenrolou a obra proposto pelo pintor.

Essa aula vai desencadear o estudo da era das navegações e da indumentária dos portugueses que chegaram ao território do indígenas.

Apresento para vocês a obra que foi trabalhada com os alunos e trabalho e a leitura de cada aluno se transportando para esse mesmo período histórico e também o resultado desse fascinante trabalho.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Desenhos_Ciências

Na aula de representação pelo mundo de ciências foi proposta uma atividade de realizar desenhos sobre os seguintes elementos: luz, árvore, estrada, força, raiva, átomo, pé, água, ácido, saudade, coração, micróbio, céu, célula, planeta, energia.

Sobre esses desenhos posso dizer que eles foram sendo acrescentados aos meus conhecimentos de acordo com a minha evolução na escola. No jardim eu desenhava árvores, estradas, pé, coração, céu. No ensino fundamental séries iniciais já aprendi a desenvolver o desenho de um micróbio, planeta, energia, luz. E no ensino fundamental séries finais força, átomo, célula. Tive dificuldade para representar ácido, saudade e raiva. Saudade e raiva são sentimentos difícies de se imaginar, vai do ponto de vista de qualquer um para mim saudade é representada por fotos, quadros e raiva por uma expressão de ódio!

Através desses desenhos iremos refletir sobre o nosso processo de ensino e sobre a ciências. É como se fosse fazer as memórias das aulas de ciências.

Assim iniciamos a caminhada nesse semestre.

Abraços!!!!
Logo estamos apresentando as produções dessa fantástica disciplina!