sábado, 5 de abril de 2008

O Estudo das paisagens do bairro e do estado.

Nas aulas de Estudos Sociais, no contexto geográfico, estamos desenvolvendo o estudo das paisagens, lugar e espaço geográfico. As paisagens do bairro, Rio GRande do Sul e os lugares que gostariamos de conhecer.

Realizamos um estudo das paisagens ao redor da escola.
A atividade foi realizada em pequenos grupos para que eu pudesse analisar de forma detalha do nível de conhecimento da cada aluno.

Foi super interessante fazer esse trabalho.
Saímos da sala de aula e avistamos as belas paisagens que temos ao redor da escola.

Tinha elaborado um pequeno percurso na escola:
1ºmostrando a paisagem do bairro:
Na paisagem que estava a nossa frente, questionava os meus alunos quanto as questões que eram visíveis e que eles poderiam relatar do que estavam vendo e sentindo. Nesse primeiro momento a participação foi satisfatória relataram que existem casas, morros, arvóres. Mas eu questionava os alunos e perguntava os detalhes... como eram as casas? quem mora nessas casas? todos conseguem ter uma boa qualidade de vida? como é a comunidade? a infra-estrutura do bairro? Assim muitos deram exemplos do que aconteceu na nossa saída de campo ao bairro, fiquei muito feliz porque foi significativa a experiência e que já surgiram resultados. Foi interessante que uma aluna acrescentou e se questionou: Existem paisagens do passado professor? Apontei para ela uma casa que havia sido de propriedade dos primeiros moradores da São Lucas, parentes da Baronesa de São Lucas. Me lembro que no ano passado e uma professora fomos coletar dados sobre essa história, que foi escrita no livro raízes de Viamão. E a aluno lembra da história e fala que já havia estudado isso com a professora que havia realizado essa pesquisa. Bem interessante isso... as paisagens então concluo para a aluno que depende do tempo histórico, e que no passado esse bairro não passava de uma grande propriedade e que aqui era tudo área verde dessa propriedade.
2ºMais ao fundo dessa paisagem do nosso bairro, surgia lá no horizonte características de um outro bairro da cidade, o bairro Viamopólis. Primeiro pergunto se eles sabem qual é o nome do daquele bairro??? Surgem muitas dúvidas e para minha surpresa somente um ou dois alunos lembravam o nome do bairro. Apresento a eles o bairro Viamopólis e que está muito próximo ao nosso bairro, praticamente um vizinho. Muitos falavam para mim que não era Viamopólis e sim Viamão... bah faltava muito conhecimento do lugares para as crianças, e necessário novas ações e uma saída de campo mais ampla para essas crianças. Realizamos algumas comparações da paisagem do bairro São Lucas com Viamopólis, eles observaram que em Viamópolis tinha alguns prédios e que ficava em um lugar mais alto que a Vila São Lucas. Eu falei para eles que lá da faixa dá para enchegar a escola... é muito interessante analisar a escola e o bairro São Lucas lá daquele ponto!
3ºConseguimos avistar no horizonte o bairro Santa Isabel. Poucos alunos novamente tem noção que lá trata-se do bairro Santa Isabel e que faz parte de Viamão. Localizo um dos prédio de Santa Isabel e falo que lá é o Cinema de Viamão, assim aparecem mais relatos de crianças que já tiveram naquele bairro.
4ºPergunto para eles se eles sabem o nome do condomínio que tem praticamente do lado do bairro. Muitos não conseguem responder, aponto as casas e pergunto novamente... alguém sabe o nome daquele bairro ali... surge uma resposta... Cantegril... assim surge descrições que lá moram ricos e pessoas com caros caros e que estudam em escolas particulares. Interessante que surge a pergunta e aonde fica Viamão (centro), mostro o sentido e falo que fica a leste. Ae temos brevemente uma aula de orientação geográfica.

A aula resultou em representações pelos alunos em forma de desenho do bairro.
E também do trajeto que eles percorrem da casa até a escola.

Assim que debatemos as ideias de cada um localizamos o munícipio no mapa do Rio Grande do Sul, e com auxílio do livro didático e do rádio estudamos a música "Percorrendo o Rio Grande do Sul" de Gildo de Freitas. Cantamos a música e os alunos foram destacando as cidades e eu localizava no mapa e falava brevemente sobre cada cidade. Foi bem interessante!



Os resultados dos trabalhos logo irei postar... falta só digitalizar essas produções da semana!

Nenhum comentário: