sábado, 5 de abril de 2008

O ensino da arte e da história nas séries inicias - minha prática de ensino com o 5ºano do ensino fundamental!

Realizamos o estudo de uma obra de arte.
Cada aluno analisou a obra: nomearam a obra, observaram a indumentária e os traços fisionômicos do personagem.

Surgiram várias nomenclaturas para a obra de arte: o gaúcho, o soldado, o major, o barbudo, o velho, o senhor sério. Foi unanime que o personagem era uma pessoa do tempo passado, mas era muito difícil tentar acertar o tempo muitos falaram início do século - mas agora estamos no início do século!! E surge uma aluno que fala que era no século XV!!! Analisando as expressões faciais foram surgindo idéias que ele estava preocupado, que estava sério por se tratar de um retrato, e que estava pensando. Apressiando a obra de arte foi possível observar cores, estilo e muitos acharam perfeita a pintura.

Para finalizar foi explicado o nome original da obra, o autor e o tempo em que foi feita a obra.

Para ilustrar a aprendizagem e realizar a sua leitura da obra de arte, foi proposto que cada aluno realiza-se o seu auto-retrato no tempo histórico que se desenrolou a obra proposto pelo pintor.

Essa aula vai desencadear o estudo da era das navegações e da indumentária dos portugueses que chegaram ao território do indígenas.

Apresento para vocês a obra que foi trabalhada com os alunos e trabalho e a leitura de cada aluno se transportando para esse mesmo período histórico e também o resultado desse fascinante trabalho.

Nenhum comentário: