sexta-feira, 26 de novembro de 2010


PROJETOS DE RÁDIOS NA ESCOLAS – ANALISANDO E COMPREENDENDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.


As rádios nas escolas apresentam-se como elementos desencadeadores de processos na educomunicação, favorecendo a ligação entra a comunidade e a construção do papel da cidadania na escolas. Através dessa interação, a rádio pode ser a ponte entre o conhecimento da sala de aula e das aprendizagens, os alunos assim estarão divulgando os conhecimentos, articulando com as atividades escolares. Também são processos de articulações entre a comunicação, onde os alunos vão conseguindo interagir na escolarização e nas suas habilidades retóricas, onde conseguem aprender a comunicação, utilizando ferramentas de comunicação. A rádio escolar – promove a organização dos alunos e a ligação direta com as informações aprendidas na escola. Assim cria-se um elo importante na aprendizagem escolar. Conhecendo uma rádio, organizar roteiros, selecionar e fazer reportagens com diferentes temáticas, organizar a programação da rádio e as músicas do público alvo, organizar também a interação da rádio com a comunidade.
Analisando as experiências em rádio, todas essas características de integração escola - comunidade / escola com a realidade do aluno, é aproximada. A rádio na escola promove essa interação já que é um meio de comunicação importante no nosso contexto, é o que atinge grande parte das pessoas, sendo um meio acessível a grande parte dos alunos de comunidades da periferia urbana. A escola pode optar por fazer a programação durante o recreio, durante o turno inverso no projeto de educação integral da instituição, sendo esse o turno mais viável para a conexão com a comunidade, no turno inverso eles terão tempo suficiente para fazer intervenções diretas no programa de interagir com participações especiais e entrevistas. Agora iremos analisar algumas experiências significativas do uso do rádio na escola:
Ao analisar o site do relato do projeto Rádio-Escola de Vargem Paulista-SP, descreve que seu projeto prioriza a questão do conhecimento como partilha.
Ao longo de 2000, foram produzidos e gravados em média um programa semanal, contando com as participações de alunos, professores e até funcionários e pais. Utilizando-se dos equipamentos radiofônicos instalados em cada unidade escolar, manifestaram-se sobre os mais variados temas: comemoram datas especiais como dia dos pais, folclore e 7 de setembro; divulgaram dados biográficos sobre patronos das escolas; prestaram conta de projetos pedagógicos, reivindicaram maior participação de pais, teceram comentários sobre a vida escolar, cantaram muito... Demonstraram alegria e prazer...

Os programas de rádios são gravados, em média um programa por semana, com participação de pessoas da comunidade – pais, professores, funcionários, alunos; tratando de diferentes temáticas. Os alunos comunicadores traçam suas ideias no roteiro, e com o desenvolvimento e aperfeiçoamente através das práticas, conseguem sair do roteiro e improvisar situações – demonstrando habilidades no seu poder de comunicar-se. Na rádio os alunos ganham o poder e aprender a falar com segurança, assumindo um papel imporante na construção de sua própria cidadania. Os alunos que operam o aúdio e mexem nas mesas de som, fazem curso de aperfeiçoamento com profissionais, assim ficam ansiosos quando vão gravar o programa. Além de contar com os comunicadores, os operados de aúdio a rádio também conta com os reporteres mirins, que vão além do estúdio do rádio, eles buscam aproximar a escola da comunidade e a comunidade da escola, assim surgem assuntos adequandos ao local e ao interesse de cada um, surgem reportagens no bairro e na cidade, fazendo referências aos acontecimentos cotidianos.
Ações como essas - fundamentais para o projeto - ampliam o sentido das relações ensino-aprendizagem. Evidenciam que o ato de aprender não se dá apenas nos limites da escola. Deixam claro que "a vida acontece lá fora", como diz Freinet, e que cabe à escola, isto sim, registrá-la de modo significativo e prazeroso.
Essa questão fundamental dos projetos com rádios na escola é a integração entre a escola e comunidade, o pensamento de Freinet, nos faz refletir sobre essa prática pedagógica que vem somando resultandos, graças a inclusão da mídia rádio no contexto pedagógico.
Agora analisado e identificando os elementos que constitui a inovação nos projetos de rádio e a questão do uso de tecnologia da mídia informática e internet, integrando com a mídia rádio – através de novas tecnologias, notamos o surgimento acelerado dos PODCAST.
A prefeitura de São Paulo possuí um projeto de rádio nas escolas, a EDUCOM.RÁDIO, hoje conhecido como "Nas ondas do rádio". Analisando alguns projeto da EDUCOM podemos observar algumas falhas no projeto, pois a chegada dos equipamentos as escolas é demorado, existe pouco atendimento de manutenção dos aparelhos e o alto custo das aparelhagens para montar uma rádio, a rotatividade de profissionais de uma escola – como mudança de professores e equipe diretiva, fazem os projetos de rádio parar de funcionar e ficar engavetado, os altos custos de manutenção também é motivo de preocupação nas escolas. Assim pensando em uma solução mais adequada, barata e viável, hoje já utiliza-se a mídia informática/internet nos programas de rádio os PODCAST.
Nos laboratórios de informática são produzidos programas de rádios, edição de entrevistas e outras atividades, todos publicados na internet em podcast. "O computador tem sido o grande recurso para a produção midiática neste ambiente, junto com softwares como o Audacity (editor de áudio) e, agora, o Zara Radio (programador digital) que tornará possível transmitir programas de rádio produzidos nos laboratórios de informática pelos alunos", defende Lima.
Na E.M.E.F Fernando Gracioso, localizado em Perus na zona norte de São Paulo, é uma das escolas onde deveria funcionar uma rádio escolar, e não funciona devido um problema na antena, a manutenção já foi solicitada e o atendimento é complicado.
Na mesma comunidade uma escola sem os equipamento já possui uma rádio funcionando, graças a professora Rosa Rodrigues. A professora sente-se satisfeita com a rádio por meio digital, mas faz a seguinte reflexão: “poderemos mostrar para o mundo nossa rádio, mas não para grande parte da comunidade de Perus que não possui computador". Sendo que com equipamentos tradicionais o alcançe da rádio seria de em média 01 km. Atingindo grande parte dos alunos da escola.
Por meios tradicionais ou meios digitais a mídia rádio vem integrando o contexto de aprendizagens na escola, promovendo a Educomunicação em todas as partes do Brasil, aproximando comunidade escolar da realidade local.





Sites consultados:
http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/bancoprojeto1a4/radio/vargem.asp

http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/bancoprojeto1a4/radio/sorocaba.asp

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo_277769.shtml

Nenhum comentário: