segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Alfabetização






Disciplina cursado no segundo eixo do curso no qual para mim foi importante.
Atuo com classe de alfabetização 1°ano e estou constantemente necessitando revisar os materiais da disciplina, principalmente no que diz respeito a questão de métodos, dificuldades de aprendizagem, teoria da Emília Ferreira.

Ao chegar o final do ano do primeiro ano com 14 alunos bem preparados e alfabéticos.
Alguns em transição ... 11 silábicos e 06 PS. Os pré-silábicos dentro da realidade e das suas dificuldades apresentaram avanços na socialização, na organização espacial, na noção do tempo, de na motricidade fina, confundem ainda letras e números e escrevem utilizando diversas letras, geralmente letras associadas ao seu nome.
Nessas últimas semanas crianças que pensei que iriam demorar para aprender a ler esse ano, estavam lendo muito bem... saltitando e cantando na sala... um sucesso! (Que nem o prof° mais feliz ainda... )
Estão bem encaminhados os alunos, que irão para o segundo continuando o processo de alfabetização... preocupa-me os PS devido a realidade dos problemas, do descasso da família e da dificuldade natural da criança... mas vamos apostar nas mudanças!


Para atingir mais alunos, falta conscientização dos pais no processo de incentivar as crianças a lerem, escrevem sem o medo de errar. Tenho criança que está no PS... fazendo desenho... ele relata para mim situações bastante preocupantes... que analisando o contexto familiar compreendo a criança.

Essa semana fiz visita nos segundos anos, e vi alunos meus do primeiro ano de 2009 fazendo textos, escrevendo frases e continuando o processo de alfabetização, e pensar que eu iniciei... estou felizzz

Também já tenho alunos de 2006 da primeira série no sexto ano.

Sugestões do site da disciplina

revistaescola.abril.com.br Este site apresenta planos de aula em diversas disciplinas e várias atividades

www.klickeducacao.com.br Atualmente é um site pago, mas pode-se dar uma olhada e ver algumas questões interessantes

www.clubedoprofessor.com.br Tem links interessantes para os professores

www.escolainterativa.com.br Mais voltado para os alunos, pode dar idéias de atividades aos professores

www.escolanet.com.br Mais dedicado a cursos on-line

www.clikeducacao.com.br

www.letrasmusica.com.br Para quem deseja utilizar música em sala de aula

www.centrorefeducacional.pro.br Voltado ao professor

www.fae.ufmg.br/ceale Site de um dos centros da rede de formação continuada de professores em alfabetização, num total de cinco, listados abaixo:

CEALE - UFMG, UFPE, UEPG, UnB e Unicamp.

portal.mec.gov.br/seb Procurar Ensino Fundamental - Programas - Rede nacional de formação continuada de professores para saber dos centros das outras disciplinas

www.canalkids.com.br Atividades para crianças que podem dar idéias para aulas

www.todolivro.com.br Atividades infantis baseadas em fábulas, contos de fadas e na bíblia

caracol.imaginario.com Tem histórias curtas, fábulas, contos, lendas e histórias africanas

www.bn.br Site da Biblioteca Nacional, possui acervo digital, projetos especiais como o tráfico de escravos no Brasil, e uma sério importante da vida e obra de compositores brasileiros, onde é possível ouvir as músicas.

www.secrel.com.br/jpoesia/infan01.html Site de poesias para crianças, com autores como Olavo Bilac, Cecília Meireles, Vinícius de Morais e outros

Nenhum comentário: