segunda-feira, 29 de novembro de 2010

EJA

Estar atento as diferentes olhares sobre a Educação de Jovens e Adultos, atento ao processo de juvenilização que vem ocorrendo no início do século XXI foi um dos focos de estudos em EJA, também passamos a compreender o processo de alfabetização e letramento de adultos, analisando a política e a história do ensino de jovens e adultos. Dependendo das administrações existiam programas focados a essa modalidade de ensino.
Como professor do EJA nas séries finais observo essa dinâmica o que vem causando diferentes debates no munícipio de Alvorada.
Esse ano a SMED fez diversos encontros focando estudar - o público alvo, as características dos projetos e aulas. Pensando em debater conteúdos e práticas pedagógicas. Também foi realizada a escolha do livro didático, que para mim foi surpresa.
Atualmente também é interessante analisar o projovem e outros projetos voltados a educação dos jovens.
Para buscar e estruturar nossas aprendizagens estudamos diferentes autores.
Gadotti, Freire, Cury.
E também representantes da nossa universidade com diferentes pesquisas publicadas e estudadas nesse curso:
AGUIAR, Raimundo Helvécio Almeida. A Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional ontem e hoje: quais as perspectivas? Porto Alegre: UFRGS, 2009. 8 p.

COMERLATO, Denise Maria. 500 anos de alfabetização de jovens e adultos no Brasil.p. 19

FISS, Dóris Maria Luzzardi. Alfabetização, letramento e autoria na Educação de Jovens e Adultos: os processos de assessoria e formação de educadores. In: RODRIGUES, Maria Bernadette Castro e DALLA ZEN, Maria Isabel. Tópicos educacionais I. Porto Alegre: Editora da Universidade – UFRGS, 2009.

______. Tecendo palavras, movimentos e sentidos: o ensino da língua materna na Educação de Jovens e Adultos enquanto construção de autoria. In: SILVA, Denise Madeira de Castro; FISS, Dóris Maria Luzzardi;


SANT´ANNA, Sita Mara Lopes. A educação de jovens e adultos: uma perspectiva histórica. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Sim Glauber, compreender o processo de alfabetização dos adultos requer um olhar especial por parte do professor! Bem, só senti um pouco de falta de ti nesta postagem - sentimentos, auto-avaliações... []! Maura - tutora do SI