quarta-feira, 14 de abril de 2010

Primeiros dias de estágio....

Iniciar uma nova fase sempre é bom. Todo o gás que foi acumulando durante toda a trajetória de curso vem sendo aproveitada nessa período e que vem acrescentando cotiadianamente essas ações pedagógicas.
A nossa atividade docente exige sempre a atualização e sempre que estive na atividade docente fui sempre buscando me aprimorar na minha profissão, poderia estar repetindo cartilhas e enchendo o quadro e os cadernos dos alunos, mais resolvi apostar em um ensino inovador, prazeiroso, com relações de afetividade e busca de valores. Minhas listas de conteúdos reduziram, porque hoje a escola exige reflexão do professor em buscar informar o aluno em fazer ele aprender o que sente necessidade dentro do contexto da sua faixa etária.
Quem disse que criança de seis anos não tem dúvidas e não consegue estruturar um PA... meus alunos de 06anos discutiram dúvidas sobre os animais... dentro do contexto alguns conseguem expressar suas ideias melhor que o outro, até mesmo porque existe criança na sala que está aprendendo a conviver em grupo agora e essas com certeza durante o processo vão conseguir interargir.
Durante o longo debate e conversa sobre a estruturação do PA e dos possíveis temas de estudos alguns aluno demonstraram grande interesse e querem mesmo saber tudos sobre os animais que vão pesquisar. Alguns alunos foram tão enfaticos nas dúvidas que por si só já conseguiriam dar conta da pesquisa, meu papel é fundamental nesse processo de aprendizagem. Vou conseguir recursos para conseguir deixar um computador a disposição dos grupos na minha sala de aula, estou negociando um monitor e um estabelizador para ficar na sala. Isso irá facilitar as atividades de pesquisa, em comparação a outras escolas teremos informática em tempo integral.
Minha previsão é conseguir o monitor até o final do mês, onde já realizaremos as atividades iniciais de criação de banco de imagens, dança, música, que bicho sou eu, o alfabeto dos bichos, reconhecimento de letras iniciais e finais e além disso já mapeamos os animais de estimação da sala, ja realizamos o mapa das dúvidas e certezas provisórias.
As criança aceitam o trabalho muito bem. Estou adorando
Tenho ainda muito a falar... sobre essa primeira semana... enfim estou aliviado em ter conseguido chegar até essa etapa do curso

2 comentários:

mauranunes.com disse...

Que bom Glauber, este é um momento de realização mesmo! Estás tendo um papel muito importante para teus alunos, no estágio, auxiliando-os em sua busca pelo conhecimento, tornando esse momento lúdico e agradável... para todos, para ti, para eles. Vá em frente, seguimos por aqui ok! []! Maura - tutora do SI

Ana Paula disse...

Oi Glauber, obrigada pelas palavras de otimismo em meu blog e desejo também toda a sorte do mundo para ti neste momento de estágio que não é fácil.
Muito boa a tua proposta de trabalho em trabalhar os animais em um PA. Vamos trocar figurinha, pois estou trabalhando abelhas.
Abraços,
Ana Paula