sábado, 13 de março de 2010

Defendendo teorias da pedagogia - alertando a cópia defendendo a autoria

Nas minhas primeiras aulas de geografia do SEJA realizei amplos relatos sobre o objeto de estudo da disciplina, demonstrando a importância da disciplina em nossas vidas, fazendo relações com o cotidiano.
Afinal o que é geografia e para que ela serve?
Pergunta central do seminário de geografia. Cada aluno elaborou o seu relato e fez relações com o que já sabia... surgiu muito do tradicional da geografia. Meu papel é demonstrar que a geografia evoluiu com o tempo e hoje usa e abusa de novos recursos tecnológicos no ensino.
Meu papel é aprofundar essas discussões e fazer a geografia uma ciência que possibilita fazer leituras para a compreender da nossa organização atual.

Os alunos debateram em dupla o papel e o objeto de estudo da geografia, escreveram após individualmente uma produção.

Teve resistência dos alunos nesse estudo, onde um mais seguro dos seus conhecimentos escreveu e produziu um pequeno texto sobre esse objeto de estudo, mas chateado fiquei pois alguns aluno nem sequer fizeram esforços e copiaram do colega... ressaltei o fato e foram retraballhar o seu pensamento.
Fazer leituras do espaço geográfico, argumentando os fatos e questionando o papel atual dos lugares é situações e práticas de ensino voltadas a cidadania e ao aperfeiçoamento pessoal.

Eu quero que os meus alunos desenvolvam as suas ideias e que busquem subsidios para construirem seus ideais sobre diferentes lugares. Quem tem conhecimento dos lugares e faz essas leituras terá facilitade em reconhecer diferentes ambientes.

Vamos incentivar o pensamento e a produção do aluno!

Nenhum comentário: