sábado, 13 de março de 2010

A criança do primeiro ano nos primeiros dias de aula

Nas primeiras semanas de aula as crianças do primeiro ano apresentam diversas características.
Quando vamos iniciar o trabalho observamos cada criança com a sua pequena vivência que antes eram estabelecidas no vínculo da educação infantil ou apenas no ambiente familiar. Para as crianças é tudo novidade.
As crianças que passaram pela educação infantil possuem uma organização e um comportamento já adaptados a outras crianças e professor, que constituem a maioria de aluno que estão matriculados na minha turma, os demais possuem somente vivência do ambiente familiar... essas apegadas a mãe e vó que choraram nos primeiros dias, para conter o choro realizavamos atividades de brincar, jogos, adivinhações, atividades com balão; para as crianças se socializarem e ficarem mais confiantes.
Também como era período de sondagem observa-se que a maioria dos alunos já reconhece e escreve o seu nome. Realizamos atividades de motricidade ampla e fina
Os resultados das duas primeiras semanas foram excelentes. As crianças realizaram trabalhos, brincaram e conseguiram se adaptar a nova rotina diária. Estão preparadas a conhecer o rico mundo das letras, números e o conhecimento.

Nenhum comentário: