quarta-feira, 12 de março de 2008

Metodologia da pesquisa... estudando para elaborar meus futuros projetos!

Esse ano me surgiu a idéia de iniciar uma proposta de pesquisa!
Tenho uma gama muito grande de áreas que gosto de estudar!
Nesse problema que estou iniciando as minhas primeiras dúvidas. Sei que é necessário estudar um tema que seje dúvidas de outros colegas e que contemple uma pesquisa inédita.
Gosto muito da área da educação e geografia.
Estou lendo livros e coletando artigos e materiais de pesquisa para os meus futuros estudos.
Dentre as áreas que estou buscando materiais de pesquisa são:

*O Ensino de Geografia nas séries iniciais
*O uso da maquete na introdução de conceitos geográficos
*As imagens e as leituras de paisagens para a compreensão dos conceitos geográficos
*O estudo do local como fonte de compreensão para o mundo global: um estudo sobre as evoluções conceituais e as visões que jovens do munícipio de Alvorada tem sobre o fenômeno da globalização e a identidade local.
*O uso de mídias para o ensino de geografia nas séries iniciais
*Geografia regional nas séries iniciais
*Inclusão Digital nos municípios de Alvorada e Viamão
*Propostas didáticas para o ensino de estudos sociais do Município de Viamão e Alvorada

Agora... é começar coletar dados e iniciar a pesquisa!
Adoro estudar e tenho certeza que com a pesquisa minhas aulas terão uma outra dimensão!

Sobre algumas temáticas já iniciei a pesquisa de campo, mas não elaborei ainda nenhum projeto de pesquisa, pois estou ainda delimitando problemas e delimitações de pesquisa.

Um comentário:

Beatriz disse...

Oi Glauber, estou maravilhada com o começo do teu ano!!! Cheio de vontade, sabendo o que precisa estudar, fazendo planos, escrevendo em outro site, pesquisando!! É isso ai!! Sempre imaginei que não estavas deixando aparecer todos os teus talentos. Além disso, te destes conta de algo que chega com as 1000 visitas? RESPONSABILIDADE com os visitantes, que precisam encontrar algo a mais para seu trabalho ou para sua vida de estudante.
Um abração e parabéns!! Gostei de ver.
Bea