domingo, 23 de março de 2008

Estudos Sociais.. Memórias!!!!

Quando pequeno sempre me lembro das aulas de Estudos Sociais.
Sonhava ser professor de história ou geografia e nas brincadeiras sempre era o professor que ensina história ou geografia.

Memórias Séries Iniciais e 5ªSérie - FASE CURITIBA
Gostava muito de ir para a escola(Instituto Estadual de Educação do Paraná), não para estudar, mais para pegar o ônibus e conhecer os lugares. Desde a segunda série eu já tinha o costume de ir sozinho para a escola. Eu ficava fascinado em descobrir novos caminhos. Morava na periferia de Curitiba e estudava bem no Centro da Cidade. Durante as séries iniciais lembro que estudava com o livro didático ZUZA e Curitiba (2ªsérie), ZUZA e o Paraná (3ªsérie) e ZUZA e o BRASIL (4ªsérie). Durante a quinta série lembro que tinha várias professoras, mas a professora de Geografia e História era a mesma xarope, isso porque ela não explicava e sim ditava toda a matéria e logo após dava sempre dez questões para responder. O livro de Geografia eu lembro que era um de capa azul (geografia crítica). O de História senão me engano era do Piletti ou Carlos Barros... mas me lembro que era um livro agradável. Nessa época ainda se ensinava na 5ªsérie só história do Brasil. Ainda não existia o pensamento de história integrada. Eram aulas muito repetitivas e chatas. Eu gostava muito da matéria por interesse meu, não pelas aulas, entendo a professora também porque a turma era tri difícil. Durante esse ano Curitiba estava fazendo 300 anos e na aula de artes eu tive que fazer um trabalho sobre Curitiba. Lembro que fiz um papel machê todo errado e tirei vermelho na matéria no dia eu escondia o trabalho de todo mundo.
Lembro quando estava na terceira série que da sala de aula dava para avistar a reforma de um prédio histórico e que hoje é muito famoso, o Palácio Avenida sede do antigo Bamerindus, hoje HSBC.
Quando tinha 13anos me mudei de Curitiba e fui morar em Joinville, mas ao invés de ir de ônibus para a escola eu aogra ia de bicicleta e a pé. Morava numa estrada de chão, distante do asfalto e da escola.

Memórias 6ªsérie e 7ªsérie - FASE JOINVILLE
Cidade nova, escola nova, amigos novos.
Esse ano morava longe da escola, ou ia caminha ou de bicicleta.
Morava bem no ínicio da zona rural.
Estudava numa escola de bairro.
As aulas não tinha livro didático como em Curitiba, os livros ficavam na biblioteca e quando usavamos, muito raramente, nós buscavamos para a professora.
Gostava muito de ouvir as explicações da professora que sabia muito história. Uma verdadeira pesquisadora. Sempre incentiva os alunos a visitarem os museus da cidade, trazendo encartes. Eu como era novo na cidade, ficava com muita vontade de visitar, mas não havia ninguém para me levar. Nas aulas de Geografia eu lembro que eu desenhava mapas e criava simbolos, a professora era muito esforçava gostava muito de ajudar ela a buscar os mapas.

Memórias 7ªsérie e curso de magistério - FASE Cachoeirinha e Gravataí
Cidade nova, escola nova, amigos novos... tudo de novo né! Me mudei para o Rio Grande do Sul. Bah quando cheguei na sala de aula e me apresentei todo mundo pensava que eu era do interior!!! Porque ainda estava com o sotaque muito carregado do Paraná. Quando cheguei no meio do ano,isso na 7ªsérie, tive que fazer um monte de trabalhos para recuperar. Em Geografia, quando vi era textos e mais textos, África, América, Ásia!
Lembro que fiz uma pesquisa sobre a África em menos de uma semana.
Já na 8ªsérie eu apresentei um super trabalho na aula de Geografia sobre a Nicarágua. Dominava o assunto! E até hoje sei sobre esse assunto, realmente aprendi. Em História eu fiz um resumo geral, tipo trabalho de conclusão da 8ªsérie, ae consegui aprender a periodização da história, datamos os períodos estudados, fizemos cronologia e descrevemos cada fato histórico. Esse trabalho fechei o ano com chave de ouro.
No primeiro ano do Ensino Médio no noturno, tinha aula de história com uma historiadora que trabalhava na prefeitura de GRavataí, ela contava fatos e situações muito interessantes. Estavamos estudando sobre a história do Brasil. Gostava dos exercícios diferenciados e dos conteúdos. Esse ano fiz um grande estudo sobre as ditaduras militares e guardo até hoje os referenciais da minha pesquisa, os rascunhos. Em Geografia, aprendi a metodologia científica e fazia pesquisa bibliográficas bem interessantes. Fiz um mega trabalho sobre os problemas ambientais, tenho guardado esse trabalho, porque ele foi o impulsionador da minha motivação para pesquisar e torna-se professor!!! Foi uma das descobertas mais significativas na minha vida, a descoberta da vocação e da possibilidade de se tornar um pesquisador e professor. Com isso finalizei o primeiro ano do ensino médio e começei a pesquisar uma escola estadual com curso de magistério, fiz a prova de seleção e entrevista e fui classificado.
No segundo ano do Ensino Médio no curso de magistério, aulas de história faziam a gente a refletir sobre os fatos históricos ampliando aquela visão do ensino fundamental. E em Geografia tenho mapas e os polígrafos guardados. Fiquei triste porque no terceiro ano não haveria mais Geografia e História, mas somente no quarto ano voltaria com as didáticas de estudos sociais.

Esse longo caminho percorrido de boas lembranças, me fez guiar a seguir o caminhada da GEOGRAFIA. E hoje além de ser professor de séries iniciais também sou professor de Geografia.

Nenhum comentário: