quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Representação pelo mundo de estudos sociais

Ao lembrar da disciplina de estudo sociais, podemos observar a questão da Memórias.
No primeiro dia da interdisciplina lembro que foi solicitado materiais que identifica-se nossas memórias no tempo passado da nossa época de estudos. Levei um caderno de história que para mim era muito significativo, com conteúdos e provas... e para minha surpresa a professora da disciplina do polo de Gravataí, que também estava em Alvorada naquela noite ... foi a minha professora e os conteúdos a aprendizagens daquela epóca estavam registrados no caderno... assim a gente lembra de como nossos professores são significativos para o nosso futuro. Algum respingo da nossa prática docente acontecesse na vida de cada aluno. O resultado muitas vezes nem conseguimos ver na hora, mais no passar dos anos quando já estão estabelecidos e resultantes de seus potenciais trabalhadas e desenvolvidas na escola.
Memórias e identidade ... gostei de aprender e retomar.
Lembro da também da questão do processo do conhecimento em Estudos Sociais... o estudo da escola, comunidade, cidade, estado, país e mundo... em categoria de aspiral!
Para mim Estudos Sociais é minha vida... é o pilar dos meus projetos interdisciplinares, principalmente com a emergência de temáticas contemporâneas nas questões etnicos raciais na escola o que coloca o papel social e cultural em formato de construção de aprendizagens.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Oi Glauber! Percebe-se o quanto foi significativa essa interdisciplina para ti, e que os conhecimentos construídos agregaram aprendizagens a tua história com os estudos sociais! []! Maura - tutora do SI