quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Como elaborar uma arquitetura pedagógica - parte II de V

O início ... pensar ... é realmente difícil.
Mas o pensar/planejar é umas das nossas habilidades, porque com o planejamento estamos evitando o desperdício, ganharemos tempo e o trabalho irá fluir prevendo alguns resultados esperando no meio do caminho diversos contratempo, para isso também e necessário ser flexível e insistir no projeto. Só inova quem não tem medo do desafio de ficar horas pensando, de dedicar anos estudando para construir um trabalho sólido e inovador.

Agora está na hora de pesquisar sites, pensar nas tecnologias e nas habilidades e competências que queremos desenvolver.

É hora de pensar em desafios em estigar o conhecimento!!!

Para um trabalho inovador devemos pesquisar o foco de dúvidas dos alunos, podemos fazer de duas formas uma deliberando e perguntando fatos que eles tem curiosidades de forma geral. Assim poderemo fazer um relação de temas a serem estudados e pesquisados pelos alunos.

Podemos também analisar as dúvidas de um tema mais abrangente e especifico no caso, animais, invenções, meio ambiente, profissões, lugares, fenomenos naturais,etc.

Agora é hora de arregarçar as mangas e traçar o seu planejamento com as ideias dos alunos... como? recursos? tecnologias? softwares? hardware? biblioteca ou internet?

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Glauber!

Bem como disseste... instigar conhecimento é fundamental. Para isso é necessário partir da dúvida e interesse do aluno, maximizando o tempo e abordando o que realmente interessa e os PA se baseiam nisso tb.

Abraço, Anice.

Beatriz disse...

Oi Glauber, que bom que começastes já a planejar!! Tens toda a razão de que tudo flui melhor. Gostaria de te ver pensando sobre a proposta jogo, focando mais na prposta arquitetura.
Um abraço
Bea