A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino que é oferta para os que não conseguiram terminar em tempo hábil os seus estudos. Preocupa-se principalmente em dar base e significado do aperfeiçoamento de vida de muitos estudantes.
Quando fala-se da EJA ficamos preocupados com a dinâmica atual de juvenilização dessa modalidade de ensino. O que ensinar? Quando ensinar? Significação dos conteúdos para o aluno? ... enfim são perguntas que todo professor do EJA sempre se faz... ser professor de EJA é um constante aprendizado. Aprendemos com as diferenças e as disparidades... tudo o que a EJA sonha é poder contribuir no fortalecimento da sociedade como um todo, diminuindo as dívidas históricas que a sociedade urbano-industrial capitalista ajudou a construir por anos. Ainda possuimos adultos analfabetos, ou mesmo analfabetos funcionais... eu sonho com um mundo mais democrático com igualdade de possibilidades para todos. Esses são só alguns aprendizados que realizei nesse início de sétimo semestre... e ainda temos muito chão para aumentar o nosso repertório acadêmico! AVANTE PEAD
3 comentários:
Oi Glauber!
Diante destas reflexões que fizeste, fica como sugestão para ti, enquanto professor da EJA, relatar em tuas postagens futuras, situações que costumas vivenciar com estes alunos/as relacionando-as com o Pead. O que achas? Topas?
Abraços,
Vanessa
Eu vou relatar essa situações sim Vanessa... obrigado pela dica.
Olá Glauber!
Deve ser muito interessante trabalhar com jovens e adultos em sala de aula. Assim como a Vanessa, também acho que ficará muito rico se contares um pouco mais da tua experiência.
No texto "Estado e Educação Popular", Moacir Gadotti refere que os termos educação de adultos, educação popular, educação não formal e educação comunitária são usados, muitas vezes, como sinônimos, mas não são. Já pensaste sobre isso? Vale a pena dar uma olhada no texto.
Um abraço, Simone - Tutora sede
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