É muita conquista debater a questão das étnias na escola com o objetivo de desvendar a ancestralidade de nossos alunos. O aluno reconhecendo-se que é negro, pardo, indígena, branco, amarelo... é uma conquista.
Todos os seres humanos compõem histórias de vidas lindas e repletas de adventos tipicamentes individuais.
Nas minhas aulas de história, fazemos amplos debates sobre essas questões, as mães me cobram conteúdos, mas eu sei que de acordo com as abordagens da disciplina, estou no caminho certo.
Temos conteúdos riquíssimos a trabalhar! A história de vida de nossos alunos, a sua ancestralidade, o seu papel na sociedade atual, a sua concepção etnica, a história familiar, o seus sentimentos perente a sociedade atual, os seus medos, as suas inquietações!
Ao estar finalizando os estudos do semestre...
De ter dificuldades em fazer a entrevista, ao realizar o mosaico étnico, os refletir sobre os indígenas, e como fazer novas abordagens sobre esses assuntos contemporâneos em sala de aula, refaz a minha prática pedagógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário