domingo, 21 de junho de 2009

EDUCAR EM TEMPOS CONTEMPORÂNEOS


Podemos observar nas dinâmicas atuais que a educação passa por mudanças conceituais profundas nas suas estruturas organizacionais, implicadas por dinâmicas contemporâneas relacionadas com a cultura, a globalização, os novos conteúdos e as reformas curriculares, as mudanças nas políticas educacionais provocadas por ajustes no plano de carreira do magistério, no salário que cada vez mais estão encolhendo prejudicando com a classe trabalhadora do magistério, a perda do prestígio em ser docente, o acúmulo de tarefas e funções na escola; a sociedade passa por mudanças, a violência invade os muros da escola e a nossa escola passa a acumular funções.

Todas essas preocupações nos fazem de nós Pedagogos verdadeiros cientistas em buscar compreender toda essa dimensão que abarca a educação. A civilização e barbárie estão em constantes adaptações ao cenário mundial e todo tipo de situação pode mudar constantemente os atores e o roteiro do filme.
Dependemos das ações que são realizadas e o sobre carregamento de atividades isso são inerentes a novas políticas educacionais, onde está o prestígio em ser professor?

Muitas vezes pensamos que vamos sair da faculdade e cair num mar de rosas, onde todos os alunos vão compreender, participando e ouvindo a uma sábia aula. Nada disso, nossos alunos estão carentes, sem famílias, sem material adequado, sem poder estudar em casa com tranqüilidade e paz, são ameaçados constantemente por situações de vulnerabilidade social e o professor tem que aprender a lidar com essas divergências sócio-políticas. Quando existem professores que compreendem essa dinâmica – perfeito – a educação pode tomar rumos diferentes e passar por essas turbulências de forma a se adaptar a essas inquietações. Mas ainda existem muitos professores resistentes ao conteúdo, a nota, a não compreensão dos fenômenos sociais e familiares do aluno. Em uma sala de professores pelos comentários sabemos quem é quem.

Quando penso nessas situações lembro da minha postagem sobre o “olhar sociológico”, postado em 17 de maio de 2009. De acordo com MORAES:

“Algumas reuniões pedagógicas em que participei já foi o suficiente para identificar um conceito muito utilizado por todos os professores na escola, quando mencionei o "Olhar Sociológico" essa expressão fico para sempre! Fazendo uma verdadeira análise dos nossos alunos podemos responder diversas perguntas. Nossos questionamentos ganham respostas quando nós professores conseguimos compreender os nossos alunos, identificando as relações familiares, os bens de consumo, a relação entre os amigos e o aluno, o comportamento, as dificuldades de aprendizagem, etc.

O olhar sociológico ganha forma em nossas reuniões e sempre que precisamos vamos à busca das respostas na família e no íntimo do aluno, por isso professores e equipe diretiva devem ser aliados nessa construção!”

Devemos olhar com mais carinho aos nossos alunos, transformando a nossa ação profissional, acreditando que existem soluções para os assuntos decorrentes das divergências sociais e políticas. Mesmo sendo influenciado por ações negativas devemos acreditar no nosso ideal pedagógico, relutando as essas intervenções e tirando-as de letra.

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