sábado, 4 de novembro de 2006

ECS 7 - MARX & ENGELS I

MARX & ENGELS
Dados de Identificação:Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso: Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Atividade: ECS 7 Max Weber I
Pólo: Alvorada
Prof.ª Vera Corazza

Enfoque temático: Construção de concepções de humano mundo - educação: a perspectiva marxista.

tema: concepções de humano, mundo e educação na perspectiva marxista.
Friedrich Engels (1820-1895) é o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico. De acordo com a sua vivência histórica, de convívio com as classes trabalhadoras e das relações de trabalho que eram estabelecidas na fábrica da família, desenvolve-se as idéias de Friedrich Engels. Muitos de seus trabalhos posteriores são produzidos em colaboração com Marx, o mais famoso deles é o Manifesto Comunista (1848).
As principais preocupações dos trabalhos de Marx e Engels relacionam-se com:
Tradição Filosófica – “Deve ser” pressupostos de moral e política que eram desenvolvidas na época da formação do pensamento liberal moderno.
Tradição Cientifica – O estudo metodológico desenvolvido sobre as questões relacionadas com a sociedade.
Vertente Política – As críticas sociais despertam novas maneiras de enxergar a sociedade.
Essas preocupações desenvolvem-se assim o método materialista histórico e dialético
Materialismo – a explicação das sociedades humanas deve partir dos fatos materiais, técnicos e econômicos.
Materialismo histórico – a compreensão da história de humanidade deve ser relacionada com a história da indústria e da troca. Em cada época os homens se organizam de forma específica para produzir criando os modos de produção e de organização de vida social correspondente. A história é criada a cada geração, de um lado modificando e, de outro, sendo determinada pelas condições de vida já existentes.
Materialismo dialético – A dialética marxista é materialista e apóia-se na dialética hegeliana, porém acrescentada por seu idealismo.
Tudo se relaciona (ação recíproca)
Tudo se transforma
Contradição interna é o motor (tese-antítese-síntese) – processo filosófico da dialética.

Também podemos observar o desenvolvimento das leis da realidade. Baseado nos estudos da luta de classes: opressores e oprimidos em oposição no capitalismo = burguesia e proletariado. Essa preocupação gera o manifesto, relações dos novos modos de organização e a divisão do trabalho.
A Mais-Valia também surge nesse contexto de debates, sendo que essa mais-valia é observada pelo excedente de trabalho exercido pelo trabalhador e que o lucro sempre fica com o proprietário. Essa dinâmica promove essa reflexão sobre as classes trabalhadoras e no novo desenvolvimento da econômica que apenas beneficiava o proletariado.

Essas idéias de Marx e Engels serão as bases para o desenvolvimento do pensamento socialista na Rússia de Lênin, Trotski e Stalin. Dando um fim as injustiças promovidas pelo regime imperialista. Firmando assim uma nova ideologia que irá promover amplas críticas ao capitalismo e ao modo de vida pós-segunda guerra mundial, onde o consumo e as desigualdades sociais vivenciavam essas novas concepções de mundo.

7 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Glauber!!
Nos veremos no sábado?
Bjus, Vanessa

Tatiana Richardt disse...

Oi, Glauber! Teu texto está bem interessante, tendo em vista os links sugeridos. Parabéns pelo trabalho! Um abraço, Tatiana - Tutora.

Marlene disse...

Oi Glauber!
Temos que fazer a atividade ECS 9, coloquei em meu blog um webnote para colocarmos nossas considerações sobre a texto e assim construirmos o texto final, já estamos atrasados pois deveríamos postar o texto inicial ontem (19/11), hoje vou colocar em meu blog a minha análise, aguardo retorno.
beijos,
Marlene.

Luciene Sobotyk disse...

Oi Glauber!Por onde vc anda?Bem,passei prá te desejar uma boa semana.Abraços,Luciene

Luciene Sobotyk disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Evanice disse...

Olá Glauber! Faço parte do grupo F de ECS, estou propondo para nos reunirmos sexta-feira, no pólo às 18 horas, para realizarmos a síntese do texto. O que tu achas?

Evanice disse...

Olá Glauber! Sábado os integrantes do grupo F, estavam reunidos no pólo e decidimos repartir as páginas do texto para cada um do grupo. As tuas páginas são 41,42 e 43, tem que fazer a síntese e enviar para o webnote da Marlene, até segunda- feira e se tu tiveres sujestão de perguntas envia também.
Estamos esperando a tua participação no grupo.
Um abraço! Evanice.