segunda-feira, 10 de maio de 2010

Candidato ao curso de mídias na educação - meu memorial

MEMORIAL DESCRITIVO




POR
GLAUBER HENRIQUE DE MORAES




Realizar o meu memorial descritivo pela primeira vez, foi atividade que me fez repensar a minha trajetória docente. Estou chegando a uma etapa sonhada e que vem sendo edificada há muito tempo, principamente por tratar-se do curso de especialização em mídias na educação, que vem para completar a minha carreira e a me incentivar a continuar na atividade acadêmica.

A trajetória pessoal
Sou natural de Curitiba-PR, nascido em 05/09/1981. Sou o terceiro filho e o mais novo da família que é constituída por um irmão e irmã.
Estudei as séries iniciais no Instituto Estadual de Educação do Paraná, tive muitas dificuldades de aprendizagem e sempre frequentava o laboratório de aprendizagem da escola. Quando estava na quarta série no ano de 1991, meu pai separou-se da minha mãe e no outro ano estava somente eu, minha mãe e minha irmã morando em Curitiba. Nesse período o pai já estava em Gravataí-RS, gerenciando uma empresa. Em 1994 eu e minha mãe fomos morar em Joinville, só com a pensão a mãe ficou desestabilizada financeira e emocionalmente. Fiz a sexta e metade da sétima série em Joinville. Em 1995, Joinville foi arrasada por uma enchente, perdemos tudo. Estava muito triste, e queria trabalhar, estava a um passo de abandonar os estudos. Num feriado de corpus chirsti meu pai faz uma visita a minha casa e visualiza o cenário de caos, isso que já se tinha passado quase três meses de enchente. Ele me convida a vir morar em Gravataí e eu aceito, a despedida da mãe foi muito triste e eu falei para ela que buscaria ela para morar comigo. Desde então tinha um objetivo muito forte. Quando morava com a minha mãe eu ensina a ela tudo o que aprendia na escola, eram tardes estudando sem saber que estava estudando e assim estava passando a gostar de ensinar e aprender.
Em Gravataí fiz a sétima e oitava série. Quando passei a estudar de noite durante o dia ajudava na empresa do pai, trabalhando na produção e também no escritório. Durante esse tempo fiz cursos de datilografia e tive acesso a computador. Começei a estudar e a frequentar cursos de informática básica, assim nascia o meu amor por essa mídia que vem a revolucionar os espaços escolares.
Em 1997 fiz o primeiro ano do ensino médio no curso regular de noite, porém ainda achava necessário buscar a profissionalização já no ensino médio. Busco informações com professores que me orientam sobre as escolas com a formação do magistério. Fiz o teste de seleção e fui aprovado para cursar o magistério no Instituto Estadual de Educação Princesa Isabel, em Cachoeirinha-RS. Termino o curso de magistério em 2001, e concomitante ao estágio do curso de magistério já estava cursando Geografia, Licenciatura-Plena na Universidade Luterana do Brasil. Em 2004, assumo turmas no contrato temporário em Geografia, na cidade de Canoas pela 27ªCRE, eram três escolas e três realidades, para quem estava estudando e sem trabalhar e atuar na área foi fundamental essa experiência. No segundo semestre do ano ingresso no curso de Bacharelado em Geografia via processo seletivo unificado de transferência voluntária, nesse semestre faço algumas disciplinas do curso de bacharelado e trabalho 40hs de professor em Canoas-RS. Meu pai mobilia o apartamento que tem no Cristo Redentor em Porto Alegre como presente em ser aprovado na UFRGS, agora passo a residir com a minha irmã em Porto Alegre. No mesmo ano sou chamado no contrato temporário pela 28ªCRE em Cachoeirinha-RS, na mesma escola em que cursei magistério, abandono a 27ªCRE e passo atuar na escola que estudei, muita felicidade em retonar onde me formei professor de séries iniciais, uma experiência única. Em 2006 retorno a Ulbra para terminar o curso de Geografia-Licenciatura, concomitante com o curso de Bacharelado na UFRGS e a carga horário de 60hs semanais, já que nesse ano fui nomeado professor de séries iniciais em Viamão-RS. Meu primeiro ano como professor de séries iniciais, atuando em uma primeira série. Nesse ano abre vestibular para o curso de Pedagogia EAD na UFRGS e no segundo semestre do ano, abandono o curso de Bacharelado em Geografia para optar pela curso de Pedagogia-EAD-UFRGS. Assim vou iniciando a ver a sala de aula como o espaço de tecnologia e aprendizado em rede. Em 2007 sou nomeado professor de Geografia em Alvorada-RS, desisto do contrato temporário e fica novamente a saudade do Instituto Estadual de Educação Princesa Isabel. Atualmente trabalho em Viamão como professor de séries iniciais e em Alvorada como professor de geografia das totalidades correspondentes ao ensino fundamental séries finais, estou terminando o curso de Pedagogia fazendo o estágio na minha turma de atuação, já nas semanas finais, no semestre que vem ainda tenho a monografia e a conclusão de mais uma graduação.


REFLEXÃO SOBRE A SALA DE AULA
A sala de aula não deve ser mais vista como aquela de tempos anteriores, a sala de aula atualmente deve usufruir de diferentes recursos para enriquecer o conteúdo das aulas, assim deve estar apoiada em mídias que promovam a autoria, a cooperação, colaboração, interação e elementos que constituam uma sala de aula apoiada com o uso de tecnologias de informação. Os professores devem estar sensibilizados que no ambiente informatizado as aulas devem aproveitar esse recurso de forma a explorar a curiosiadade dos nossos alunos. O processo de ensino deve estar apoiado nos recursos midiáticos através de projetos de aprendizagem, blogs pedagógicos, construção de sites cooperativos e colaborativos como o pbworks, trilhas virtuais, construção de textos coletivos, produção de documentários, peças teatrais, apresentação de dança, experimentação, processos que estão apoiados em diferentes recursos midiáticos. O professor orienta os alunos nesse processo e ocorrem assim trocas de aprendizagens e conhecimento entre os alunos e entre o professor e alunos.
SER PROFESSOR EM TEMPOS DE WEB 2.0
Escolhi a minha profissão no momento crítico da minha vida quando estava morando com a minha mãe, ela não sabia esses conteúdos e queria aprender comigo, na verdade estava estudando com ela e ao mesmo tempo ensinando ela. Fui atrás desse ideal para ajudar as crianças que sempre tiveram dificuldades na escola a não serem massacradas na escola como eu fui. Eu tinha tudo para ser um fracasso, dsempregado e com família numerosa. Mas me identifiquei com a ciência geográfica desde pequeno, mudando de cidade e de realidade eu aprendi a interpretar o espaço geográfico, para eu realmente saber se podeira ser professor fiz o curso de magistério e apostei na carreira. Antes pensava que aula era apenas passar muito conteúdo e cobrar tudo na prova. Mas com o curso de Pedagogia-EAD-UFRGS, aprendi a utilizar o computador, internet na sala de aula e isso me deu uma nova visão sobre a educação.

OBJETIVOS AO CURSAR MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
Para aprofundar essa escolha que foi fundamental na minha carreira quero fazer o curso de mídias na educação para continuar a me aperfeiçoando na minha carreira de professor com o uso de tecnologias da informação. Sou um profissional novo e que utilizarei muito na escola esses aprendizados, estamos aguardando a chegada de computadores na escola e nesse ambiente quero ajudar a acrescentar ideias com o curso de mídias na educação. Tudo que aprenderei irei utilizar por muito tempo, ainda tenho muito a trabalhar nas escolas e quero multiplicar minhas aprendizagens. Não gostaria de parar de estudar, para o meu possível ingresso no curso de mestrado, será fundamental no currículo o curso de mídias na educação. Fiz um curso de pós-graduação em uma instituição não reconhecida, perdi tempo e quero resgatar esse tempo perdido, quero aprender para incentivar minhas colegas a olharem a sala de aula com outros olhares, serei apoio nas primeiras semanas de Ambiente informatizado na escola, e quero muito continuar a desafiar e ser desafiado.
Na área do curso mídias na educação, já tenho uma visão diferenciada da postura do professor perante aos recursos. Quero ajudar as minhas colegas a terem esse olhar. Com o curso de mídias na educação quero ter minha primeira publicação e lançar estudos contemplando os recursos midiáticos na educação principalmente nas séries iniciais e na disciplina de geografia que necessita de orientações urgentes perante a nossa nova realidade.

EXPECTATIVAS COM RELAÇÃO AO CURSO
Aprender a utilizar outras ferramenta na web que possam significar uma aula inovadora. Buscar outros recursos midiáticos além da web. Como o curso de Pedagogia foi bem focado na área da informática busco aprofundar essa aprendizagem, somando com outros recursos que aprenderei a utilizar na escola de forma adequada. Tenho curiosidade em saber fazer vídeos, documentários, a estruturar um jornal pedagógico, uma rádio na escola, enfim outros recursos que vão somar na minhas aprendizagens.


CONTRIBUIÇÃO DO CURSO PARA A MINHA CARREIRA PROFISSIONAL E SITUAÇÃO EM QUE O CURSO ESTÁ NA MINHA VIDA.
O curso me abrirá portas para a tutoria em cursos à distâncias e a bolsas em cursos de mestrado. Serei um dos primeiros no municípios em que atuo a ter essa titulação, estarei a disposição das secretarias da educação para consultoria e assessoria pedagógica, pretendo atuar nesse setor principalmente dialogando com as mídias em espaços escolares, para muitas escolas que irão receber computadores, é necessário mão-de-obra qualificada nos municípios. Na escola serei o suporte para efetivar o uso de mídias de forma correta, com proposta de trabalhos inovadores. Tenho ambição em ser gestor de escola, e como gestor poderei trabalhar toda uma equipe pedagógica de professores, supervisores e orientadores educacionais.
Por ser um curso inovador me abrirá muita portas, com o apoio da licenciatura em geografia e no curso de pedagogia, a interligação desses três cursos foram uma nova trajetória para o pensamento geográfico atual em espaços escolares.

Nenhum comentário: