quinta-feira, 16 de abril de 2009

Mosaico Etnico





Realizar a reflexão sobre o nossa identidade cultural, é reforçar os nossos laços familiares, é pensar na nossa origem - proporcionando o respeito a diversidade de concepções e ideias.
Realizar essa atividade com os alunos foi algo trabalhoso... mas que apresentou resultados além das minhas expectativas.
O mosaico da minha sala de aula apresentou o perfil de uma parcela da população da escola... e que demonstra o perfil etnico das pessoas que compoem as suas famílias.

Esse debate vai gerar novas discussões em sala de aula, envolvendo a temática da consciência negra, os povos indígenas e a colonização no Brasil. Para os alunos do sexto ano foi apenas um movimento motivador que proporcionou uma vasta discussão sobre a questão da origem e da base da formação populacional.

Novos debates irão surgir na disciplina de história e geografia, na qual sou professor e coordenador dos assuntos relacionados a diversidade cultural. Essa é a linha de pesquisa pedagógica que eu me sinto atraído, juntamente com o estudo do da Educação de Jovens e Adultos.

Para os alunos do primeiro ano, esse trabalho ajudou a compreender a sua origem e o reconhecimento do "EU" perante os outros... foi um trabalho de reflexão.

As temáticas de estudos continuam... e o meu perfil profissional vai absorvendo as novidades que o PEAD vem apresentando a nossa formação profissional! Me sinto a cada dia mais tranquilo para lidar com os assuntos contemporâneos da educação. E assim a nossa bagagem pedagógica vai ficando recheada!!!

Nenhum comentário: