domingo, 4 de novembro de 2007

A primeira série e a quarta série período de profundas mudanças!

Realizando meus estudos sobre ludicidade, música, teatro, literatura e psicologia; fica evidente as mudanças nos nossos alunos. Recebemos os alunos cheio de sonhos na primeira série e quando nos damos contas o pequeninos já cresceram e estão partindo para a pré-adolescência.
Aqui podemos notar as evoluções motoras, a capacidade de se trabalhar em grupo, a capacidade de criar, contar e recontar histórias, de brincar e fazer jogos. Notamos grande evolução da sua autonomia. Aquela criança que se sente insegura nos primeiros anos, logo na quarta já estará produzindo textos, se localizando na sua cidade e realizando tarefas sozinhas. Na primeira série eles adoram brincar em roda, cantar músicas que envolvam mímicas (jogos cantados), na quarta série estão aos poucos formando seus grupos e já observa-se a separação de meninos do grupo de meninas, ocorre um decréscimo perante as atividades de roda e as atividades pré esportivas ganham embalo. As crianças da primeira série em situações artísticas de teatro gostam mais de reproduzir coisas vistas na tv, em casa, na escola, imitando os papéis, o jogo dramático ocorre natural porque gostam de invetar as falas. Na quarta série eles já querem decorar textos e fazes algo relacionado com situações do local, ou de novelas que atraem os seus gostos.
Posso dizer que estou com muitas saudades da primeira série, agora conforme as mudanças segundo ano! Fiz esses relatos baseados na minha prática de 2006 e 2007. Meus primeiros dois anos com o magistério de séries iniciais. Perante a grande parte das colegas tenho uma bagagem muito vaga, por isso acho importante estar ouvindo os relatos e as práticas de cada uma, porque cada palavra e cada relato acrescenta nas minhas práticas pedagógicas!
Acho muito importante o professor que atue em diferentes séries para poder ter essa capacidade polivalente, de vivenciar novas experiências.

Nenhum comentário: