Estudar uma das temáticas contemporâneas mais citadas nas escolas, e ter preocupações com a inclusão de eixos temáticos que promovam a reflexão e a introdução de novos valores sociais, compreendendo o processo histórico e atual do situação do indígena, negro e minorias raciais no contexto do país. Esse olhar sobre "a gente brasileira e a formação populacional do nosso país", enriquece o discurso do mosaico brasileiro.
Ao falar desse contexto estamos estudando as origens culturais do nosso país, valorizando cada cultura, e através desse pensamento fortalecendo a identidade cultural do nosso país.
Eu trabalho tanto nos anos iniciais e também nas séries finais essa temática enquadrando todos os povos que formaram o Brasil. Assim estudamos o negro, o indígena, o imigrante e os imigrantes atuais do Brasil. Também hoje é imporante estudar a cultura dos povos ciganos.
Para mim foi essencial essa formação, sem ela não teria esses olhares sobre as minorias étnicas.
Um comentário:
Oi Glauber! Sim, é fundamental para a formação do profissional os estudos raciais. Mas para ti, foi essencial porque - razões, evidências... []! Maura - tutora do SI
Postar um comentário