A regionalização do Brasil
Para se chegar ao conceito de região o professor pode brincar com os alunos de regionalizar a escola, de regionalizar a sala de aula, enfim de formular as hipóteses com os alunos na construção desse conceito.
Regionalizar o espaço geográfico é dividi-lo em regiões, levando em conta as diferenças paisagísticas e a organização sócio-econômica das diversas áreas. É possível regionalizar espaços geográficos grandes ou pequenos. Pode-se regionalizar um bairro, dividindo-o em áreas residenciais, industriais, e comerciais. Pode-se também dividir o mundo inteiro, identificando, por exemplo, regiões desenvolvidas e subdesenvolvidas.
Compreendendo o conceito é possivel apresentar a turma as diferentes regiões do Brasil, resaltando de forma geral as características físicas, econômicas e populacionais de cada região para salientar o processo de regionalização.
As regiões brasileiras segundo o IBGE
O Brasil é um país com dimensões continentais, por isso existe inserida no território uma grande variedade de características, seja em paisagens naturais ou mesmo cultural. Com isso o processo de divisão do território em regiões evidencia as disparidades existentes.
As cinco regiões do Brasil
O processo de regionalização do Brasil teve início em 1940, no qual o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou a primeira proposta, nela constava um foco restrito às análises a respeito das características físicas (naturais).
A partir desse momento foram muitas as mudanças ocorridas no espaço geográfico brasileiro, proporcionadas pelo desenvolvimento do processo de urbanização, incremento da agricultura e industrialização.
Esses foram determinantes para alterar de forma significativa o espaço geográfico do Brasil, então o IBGE percebendo tais mudanças buscou realizar uma regionalização a partir de outros aspectos, como os sociais e econômicos. Hoje o IBGE considera cinco regiões: Região Sudeste, Região Centro-Oeste, Região Sul, Região Nordeste e Região Norte.
Regiões Geoeconômicas
Número 1 Amazônia
2 Centro-Sul
3 Nordeste
Outra divisão estabelecida pelo IBGE são os complexos regionais que levam em conta os aspectos conforme o processo de formação histórica e econômica. Essa regionalização se dá a partir de regiões geoeconômicas, são elas: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
Na divisão de regiões geoeconômicas os limites de fronteiras entre estados são desprezados.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Além desses textos apresentando pela equipe do Brasil Escola, podemos analisar a divisão do IBGE e a divisão das regiões geoeconômicas do Brasil.
Não devemos esquecer a divisão regional proposta pelo geógrafo brasileiro Milton Santos em seu livro: O Brasil: Território e Sociedade no Início do Século XXI, que propõe a divisão territorial do Brasil do Brasil em quatro regiões: norte, nordeste, centro-oeste e região concentrada. Podemos verificar nas pesquisas de Milton Santos a concentração econômica e urbano-industrial brasileira no Sul e Sudeste, configurando um processo de nova regionalização.
Um comentário:
Postar um comentário