Multidisciplinaridade: é a organização de contéudos mais tradicional. Os conteúdos escolares apresentam-se por matérias independentes umas das outras. As cadeiras ou disciplinas são propostas simultaneamente sem que se manifestem explicitamente as relações que possam existir entre elas.
Pluridisciplinaridade: é a existência de relações complementares entre disciplinas mais ou menos afins. É o caso das contribuições mútuas de diferentes "histórias" (da ciência, da arte, da literatura, outros) ou das relações entre diferentes disciplinas das ciências experimentais.
INTERDISCIPLINARIDADE: é a interação de duas ou mais disciplinas. Essas interações podem implicar transferências de leis de uma disciplina a outra, originando, em alguns caso, um novo corpo disciplinar.
Transdisciplinaridade: é o grau máximo de relações entre disciplinas, de modo que chega a ser uma integração global dentro de um sistema totalizador. Esse sistema facilita uma unidade interpretativa, com o objetivo de constituir uma ciência que explique a realidade sem fragmentações. Atualmente, trata-se mais de um desejo do que uma realidade.
Metadisciplinaridade: consiste em nenhuma relação entre as disciplinas. As disciplinas não são o ponto de partida, mas sim o meio que dispomos para conhecer uma realidade que é global. Nessa visão situam-se os eixos ou temas transversais.
Bibliografia:
ZABALA, Antoni. Enfoque Globalizador e Pensamento Complexo: Uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre:Artmed, 2002.
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