MARX & ENGELS
Dados de Identificação:Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso: Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Atividade: ECS 7 Max Weber I
Pólo: Alvorada
Prof.ª Vera Corazza
Enfoque temático: Construção de concepções de humano mundo - educação: a perspectiva marxista.
tema: concepções de humano, mundo e educação na perspectiva marxista.
Friedrich Engels (1820-1895) é o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico. De acordo com a sua vivência histórica, de convívio com as classes trabalhadoras e das relações de trabalho que eram estabelecidas na fábrica da família, desenvolve-se as idéias de Friedrich Engels. Muitos de seus trabalhos posteriores são produzidos em colaboração com Marx, o mais famoso deles é o Manifesto Comunista (1848).
As principais preocupações dos trabalhos de Marx e Engels relacionam-se com:
Tradição Filosófica – “Deve ser” pressupostos de moral e política que eram desenvolvidas na época da formação do pensamento liberal moderno.
Tradição Cientifica – O estudo metodológico desenvolvido sobre as questões relacionadas com a sociedade.
Vertente Política – As críticas sociais despertam novas maneiras de enxergar a sociedade.
Essas preocupações desenvolvem-se assim o método materialista histórico e dialético
Materialismo – a explicação das sociedades humanas deve partir dos fatos materiais, técnicos e econômicos.
Materialismo histórico – a compreensão da história de humanidade deve ser relacionada com a história da indústria e da troca. Em cada época os homens se organizam de forma específica para produzir criando os modos de produção e de organização de vida social correspondente. A história é criada a cada geração, de um lado modificando e, de outro, sendo determinada pelas condições de vida já existentes.
Materialismo dialético – A dialética marxista é materialista e apóia-se na dialética hegeliana, porém acrescentada por seu idealismo.
Tudo se relaciona (ação recíproca)
Tudo se transforma
Contradição interna é o motor (tese-antítese-síntese) – processo filosófico da dialética.
Também podemos observar o desenvolvimento das leis da realidade. Baseado nos estudos da luta de classes: opressores e oprimidos em oposição no capitalismo = burguesia e proletariado. Essa preocupação gera o manifesto, relações dos novos modos de organização e a divisão do trabalho.
A Mais-Valia também surge nesse contexto de debates, sendo que essa mais-valia é observada pelo excedente de trabalho exercido pelo trabalhador e que o lucro sempre fica com o proprietário. Essa dinâmica promove essa reflexão sobre as classes trabalhadoras e no novo desenvolvimento da econômica que apenas beneficiava o proletariado.
Essas idéias de Marx e Engels serão as bases para o desenvolvimento do pensamento socialista na Rússia de Lênin, Trotski e Stalin. Dando um fim as injustiças promovidas pelo regime imperialista. Firmando assim uma nova ideologia que irá promover amplas críticas ao capitalismo e ao modo de vida pós-segunda guerra mundial, onde o consumo e as desigualdades sociais vivenciavam essas novas concepções de mundo.
As principais preocupações dos trabalhos de Marx e Engels relacionam-se com:
Tradição Filosófica – “Deve ser” pressupostos de moral e política que eram desenvolvidas na época da formação do pensamento liberal moderno.
Tradição Cientifica – O estudo metodológico desenvolvido sobre as questões relacionadas com a sociedade.
Vertente Política – As críticas sociais despertam novas maneiras de enxergar a sociedade.
Essas preocupações desenvolvem-se assim o método materialista histórico e dialético
Materialismo – a explicação das sociedades humanas deve partir dos fatos materiais, técnicos e econômicos.
Materialismo histórico – a compreensão da história de humanidade deve ser relacionada com a história da indústria e da troca. Em cada época os homens se organizam de forma específica para produzir criando os modos de produção e de organização de vida social correspondente. A história é criada a cada geração, de um lado modificando e, de outro, sendo determinada pelas condições de vida já existentes.
Materialismo dialético – A dialética marxista é materialista e apóia-se na dialética hegeliana, porém acrescentada por seu idealismo.
Tudo se relaciona (ação recíproca)
Tudo se transforma
Contradição interna é o motor (tese-antítese-síntese) – processo filosófico da dialética.
Também podemos observar o desenvolvimento das leis da realidade. Baseado nos estudos da luta de classes: opressores e oprimidos em oposição no capitalismo = burguesia e proletariado. Essa preocupação gera o manifesto, relações dos novos modos de organização e a divisão do trabalho.
A Mais-Valia também surge nesse contexto de debates, sendo que essa mais-valia é observada pelo excedente de trabalho exercido pelo trabalhador e que o lucro sempre fica com o proprietário. Essa dinâmica promove essa reflexão sobre as classes trabalhadoras e no novo desenvolvimento da econômica que apenas beneficiava o proletariado.
Essas idéias de Marx e Engels serão as bases para o desenvolvimento do pensamento socialista na Rússia de Lênin, Trotski e Stalin. Dando um fim as injustiças promovidas pelo regime imperialista. Firmando assim uma nova ideologia que irá promover amplas críticas ao capitalismo e ao modo de vida pós-segunda guerra mundial, onde o consumo e as desigualdades sociais vivenciavam essas novas concepções de mundo.
7 comentários:
Oi Glauber!!
Nos veremos no sábado?
Bjus, Vanessa
Oi, Glauber! Teu texto está bem interessante, tendo em vista os links sugeridos. Parabéns pelo trabalho! Um abraço, Tatiana - Tutora.
Oi Glauber!
Temos que fazer a atividade ECS 9, coloquei em meu blog um webnote para colocarmos nossas considerações sobre a texto e assim construirmos o texto final, já estamos atrasados pois deveríamos postar o texto inicial ontem (19/11), hoje vou colocar em meu blog a minha análise, aguardo retorno.
beijos,
Marlene.
Oi Glauber!Por onde vc anda?Bem,passei prá te desejar uma boa semana.Abraços,Luciene
Olá Glauber! Faço parte do grupo F de ECS, estou propondo para nos reunirmos sexta-feira, no pólo às 18 horas, para realizarmos a síntese do texto. O que tu achas?
Olá Glauber! Sábado os integrantes do grupo F, estavam reunidos no pólo e decidimos repartir as páginas do texto para cada um do grupo. As tuas páginas são 41,42 e 43, tem que fazer a síntese e enviar para o webnote da Marlene, até segunda- feira e se tu tiveres sujestão de perguntas envia também.
Estamos esperando a tua participação no grupo.
Um abraço! Evanice.
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